Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
14.5 C
Braga
InícioPaísASAE apreende 4,5 toneladas de moluscos bivalves vivos

ASAE apreende 4,5 toneladas de moluscos bivalves vivos

© ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul, realizou hoje uma ação de fiscalização direcionada a um centro de depuração com depósito de armazenamento de moluscos bivalves vivos, localizado no concelho de Palmela.

Durante a ação, a ASAE constatou que o operador económico “se encontrava a receber moluscos bivalves vivos, de mariscadores locais, sem possuir a respetiva licença emitida pela entidade competente, autorização esta obrigatória para efeitos de encaminhamento do produto para o circuito comercial”.

No local verificou que o marisco “era transportado em viaturas de uso familiar, sem qualquer documentação de acompanhamento de registo ou de rastreabilidade, sendo descarregado no local com recurso a empilhadores destinados à recetação da mercadoria”.

Como balanço da ação, foram apreendidas 4.446,5 quilos de moluscos bivalves vivos, num valor aproximado de 23 mil euros, tendo a ASAE instaurado o respetivo processo de contraordenação por falta de rastreabilidade em moluscos bivalves vivos e ainda, falta de controlo metrológico em equipamento de pesagem.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES