Terça-feira, Novembro 29, 2022
9.5 C
Braga
InícioEducaçãoArrancou o Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho

Arrancou o Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho

© CM Guimarães

Arrancou oficialmente, com uma aula inaugural, o Curso de Engenharia Aeroespacial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que contou com o contributo de Manuel Heitor, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Várias foram as personalidades que marcaram presença na tarde de sexta-feira, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, entre as quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Em maio de 2017, Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, manifestou a vontade de acrescentar à oferta educativa da escola um curso de Engenharia Aeroespacial. O que parecia inicialmente um sonho tornou-se realidade, com o contributo de muitos, entre os quais o antigo Reitor da UMinho, António Cunha, e o atual, Rui Vieira de Castro, mas ainda muitas outras pessoas que estão na génese da Licenciatura e do Mestrado que se iniciam neste ano letivo. É uma nova oferta educativa que tem parcerias de renome, como, a nível nacional, o Programa MIT Portugal e o CEiiA e, a nível internacional, a Universidade de Massachusetts Lowell, nos EUA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos, Brasil, e a Universidade de Vigo, em Espanha.

Domingos Bragança, na sua intervenção, utilizou a analogia da conquista da independência de Portugal, com origem em Guimarães, e da epopeia dos Descobrimentos, para dizer que, hoje, “a nova conquista é o Espaço”.

O edil dirigiu-se aos alunos, dizendo-lhes que têm agora um percurso entusiasmante, multidisciplinar, que permitirá alavancar carreiras na área do empreendedorismo no domínio aeroespacial. “Lembrem-se que à ciência deverão acrescentar a ética e a filosofia”, disse.

O presidente da Câmara voltou a sublinhar o empenho da autarquia no sucesso do curso de Engenharia Aeroespacial, para o qual disponibilizará a Fábrica do Arquinho, na Caldeiroa, para as suas futuras instalações. “Queremos que seja um edifício icónico em Guimarães. Já temos o programa funcional concluído e o projeto de arquitetura encontra-se em execução. Esperamos que em 2023 possa ser feita a abertura de concurso para o início da obra”, referiu. Recorde-se que um dos pilares de desenvolvimento do território vimaranense é a Ciência, e este novo curso aeroespacial vem reforçar Guimarães na rota académica da especialidade na investigação internacional.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, congratulou-se com a materialização de um projeto “acarinhado por várias pessoas” e “um sonho tornado realidade”. O Reitor disse ter sido esta uma aposta ganha, a avaliar pelo número de alunos que preencheram a totalidade das vagas disponibilizadas. Rui Vieira de Castro manifestou a determinação da Universidade do Minho em reforçar a componente de investigação e as relações com novos parceiros.

Manuel Heitor, professor universitário e ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi quem teve o privilégio de lecionar a primeira aula da licenciatura. Com o foco nos grandes desafios que se colocam hoje ao planeta, destacou a importância de uma licenciatura e mestrado em Engenharia Aeroespacial, porquanto permitirá formar os futuros cientistas e investigadores que vão resolver um conjunto de problemas até agora sem resposta. Também foram apresentados desafios, como o controle do lixo espacial, a recolha de dados dos milhares de satélites em órbita, a resposta às alterações climáticas, entre outras. Já antes, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, tinha tido a oportunidade de evidenciar as ameaças e as oportunidades, e de apresentar as recentes iniciativas da agência, nomeadamente o programa “Astronauta por um dia” e  o EuRoc – European Rocketry Challenge, que se vai realizar de 11 a 18 de outubro, em Ponte de Sor, e que se trata da primeira competição europeia de lançamento de foguetões universitários.

O diretor do Curso de Engenharia Aeroespacial é o Professor Gustavo Dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS