Decorreu, esta terça-feira, a abertura da 3.ª Semana Municipal para a Igualdade, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga e que se estende até 27 de outubro.
“+Igualdade, +Desenvolvimento, -Discriminação” é o tema central da iniciativa que prevê a realização de debates, webinars, declamações de poesia, curtas-metragens, cafés interculturais, concurso de fotografia, pintura de um mural, apresentação de projetos e campanhas de sensibilização.
De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estimular práticas que salvaguardem a igualdade em todos os contextos da vida comunitária é uma das vertentes “fundamentais” do modelo de desenvolvimento preconizado para Braga.
“Temos criado condições para promover essa mesma igualdade nos mais diversos contextos. Há uma dimensão muito importante e visível relacionada com a igualdade de género, mas temos outras questões com que temos lidado como a igualdade racial, o acolhimento das comunidades migrantes ou as condições económicas das comunidades. Nesse sentido, ficamos satisfeitos quando, nos recentes dados do Eurobarómetro, Braga é reconhecida como uma boa cidade para migrantes, idosos e famílias, o que reflete a nossa capacidade de criar condições e qualidade de vida para diferentes públicos”, disse.
A Semana Municipal para a Igualdade tem como objetivos a promoção e partilha de conhecimento sobre a igualdade de oportunidades entre géneros, nomeadamente no aumento da literacia para a igualdade de género violência de género, na educação, no emprego. A iniciativa visa ainda sensibilizar a comunidade para as questões da discriminação e para a necessidade de se continuar a criar iguais oportunidades para mulheres e homens.
O programa pode ser consultado aqui.