Sábado, Maio 21, 2022
22.9 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeApurados em Esposende finalistas do Cávado para o Concurso Nacional de Leitura

Apurados em Esposende finalistas do Cávado para o Concurso Nacional de Leitura

© CM Esposende

Esposende acolheu mais uma etapa da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Depois da Fase Municipal, que decorreu no dia 23 de fevereiro, o Município de Esposende, através da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, conjuntamente com Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, organizou, nos dias 26 e 27 de abril, a Fase Intermunicipal do Cávado.

Nesta fase estiveram em prova alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos seis concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado – Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde, num total de 96 participantes. Foram apurados dois alunos por cada ciclo de ensino, num total de 8, que irão participar na fase nacional do concurso, que terá lugar em Almada, no dia 4 de junho.

No dia 26, os alunos realizaram a prova escrita on-line e, no dia 27, teve lugar a prova de palco, presencialmente, no Auditório Municipal de Esposende.

O júri era constituído pela coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares e escritora Raquel Ramos, pela Professora Bibliotecária Carminda Lomba, e por Marta Pais de Oliveira, escritora vencedora do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2020, júri que selecionou, para esta Fase Intermunicipal, os livros “O morcego bibliotecário”, de Carmen Zita Ferreira, para o 1.º ciclo; “Volta ao mundo na mota do meu pai”, de Raquel Ramos, para o 2.º ciclo; “Ilha Teresa”, de Richard Zimler, para o 3.º ciclo; e “Contra mim”, de Valter Hugo Mae, para o Ensino Secundário.

No 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Agostinho Pereira, do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda – Braga, e Sofia da Silva Gonçalves, da Escola Básica de Chavão – Barcelos. A representar o 2.º ciclo, estarão as alunas Juliana Monteiro Dias e Patrícia Coelho, da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo – Vila Verde. No 3.º ciclo, ficaram apurados os alunos Yasmin Weber, da Escola Secundária de Vila Verde e Gonçalo Martins Pais, da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel – Barcelos. Os alunos Mário Afonso Costa, da Escola Secundária Alcaides Faria – Barcelos, e Inês Vilas Boas, da Escola Secundária de Barcelos, irão representar o Ensino Secundário.

A apresentação do evento esteve a cargo de Jorge Serafim, o conhecido contador de contos tradicionais, que dinamizou e encantou os jovens participantes. A prova teve o patrocínio da Elevus, uma empresa que apresenta soluções no mercado dos Recursos Humanos, que ofereceu aos vencedores cartões-oferta da FNAC.

O Concurso Nacional de Leitura constitui o maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem, sendo que a sua organização envolve as escolas e as bibliotecas públicas de todo o país. Tendo como objetivos estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, o concurso pretende celebrar o Livro e a Leitura.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS