Domingo, Maio 16, 2021
14.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoAmpliado cemitério de Gondifelos em Famalicão

Ampliado cemitério de Gondifelos em Famalicão

CM Famalicão

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, participou, este domingo, na cerimónia da bênção das obras de ampliação e modernização do cemitério de Gondifelos.

As obras no cemitério de Gondifelos tiveram um investimento total de mais de 150 mil euros e contaram com um apoio da Câmara Municipal de Famalicão de 45 mil euros.

“O cemitério estava completamente lotado e a obra era urgentíssima”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Gondifelos, Manuel Novais, que se mostrou “muito satisfeito com a intervenção”.

As obras consistiram na ampliação do espaço com a construção de muros de suporte e vedação. Foi construído um escadório de acesso entre cemitérios e foram executados os arranjos exteriores.

Foram criadas 80 novas campas, cinco capelas, nove gavetões e, muito brevemente, um columbário, o que segundo Manuel Novais permitirá que Gondifelos fique com um cemitério com “dimensão para muitos anos”.

Por sua vez, Paulo Cunha congratulou a Junta de Freguesia e a comunidade pela obra. “Houve aqui uma conjugação de vontades” entre Junta, a Câmara e o proprietário do terreno necessário ao alargamento para a concretização do anseio da população, assumindo que os cemitérios devem ser “locais aprazíveis e com condições logísticas”.

“É fundamental dar essa dignidade aos cidadãos e honrar a memória dos que partiram”, referiu ainda o autarca.

As condições dos cemitérios do concelho têm sido uma das preocupações da autarquia que tem encetado aos longos dos últimos anos um plano de ampliação, reabilitação e modernização dos vários cemitérios do concelho, em conjunto com as Juntas de Freguesia.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS