Sábado, Julho 24, 2021
16.2 C
Braga
InícioRegiãoAmaresAmares recebeu 630 árvores autóctones para reflorestar Parque da Biodiversidade

Amares recebeu 630 árvores autóctones para reflorestar Parque da Biodiversidade

CM Amares

Amares foi contemplada com 630 árvores pertencentes a oito espécies autóctones, destinadas ao Parque da Biodiversidade, ao abrigo de uma candidatura ao programa “Floresta Comum”, um programa de “fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema”.

Os exemplares vão reflorestar o Parque da Biodiversidade do concelho, localizado em Dornelas, num espaço com cerca de quatro hectares.

“Pretendemos que este espaço se transforme num verdadeiro “Living lab”, ou seja, um laboratório de aprendizagem para os estudantes, único na região, onde a biodiversidade é a tónica predominante”, refere o vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro. “Estamos a transformar o parque numa floresta autóctone e, por isso, este mês iremos remover as espécies exóticas e substituí-las por bordo comum e nogueiras que possuímos na nossa estufa”, acrescenta.

Durante o mês de fevereiro foram plantadas as 630 árvores autóctones, das quais 100 medronheiros (Arbutus unedo), 50 azevinhos (Ilex aquifolum), 10 carrascos (Quercus coccínea), 50 carvalhos português (Quercus faginea), 50 carvalhos nacional (Quercus róbur), 10 sobreiros (Quercus suber), 10 borrazeiras preta (Salix atrocinera) e 350 ciprestes comuns (Cupressus sempervirens).

O parque já tem implantado o primeiro EcoCanil – espaço circular do país voltado para a economia circular e o CROAMA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Amares.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS