Segunda-feira, Abril 15, 2024
15.3 C
Braga
CulturaAlunos de diferentes nacionalidades juntam-se em Braga para promover a inclusão

Alunos de diferentes nacionalidades juntam-se em Braga para promover a inclusão

© gnration

O espetáculo “Reinventar a Roda” vai juntar, em Braga, alunos de diferentes nacionalidades, para promover a inclusão.

A convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, “Reinventar a Roda” é um novo espetáculo criado por alunos de diferentes nacionalidades que integram o Agrupamento de Escolas de Maximinos. Sob a direção artística da cooperativa cultural Frenesim, o espetáculo promove a inclusão e participação em criação musical através da utilização da voz como instrumento.

Em criação desde fevereiro através de diversas sessões de experimentação e improvisação, o espetáculo envolve mais de três dezenas de alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, originários de diversos países como Afeganistão, Brasil, Canadá, Paquistão, Portugal e Ucrânia. Partindo do conceito de “roda”, forma geométrica análoga ao círculo e que propicia a inclusão por igual, o espetáculo procura expressar a identidade coletiva, reinventada através da criação em roda, comunicado a uma só voz e sem língua em comum — nenhum dos participantes falam uma língua-comum fluentemente.

Para o espetáculo, o grupo construiu textos em conjunto, criaram palavras numa língua que não existe com o intuito de terem uma língua de todos. Em palco, para além desta nova língua, o grupo utiliza o português, inglês, persa, pasto (uma das línguas oficiais do Afeganistão), ucraniano e russo para se expressarem o mais universal possível. O espetáculo alude à liberdade individual e coletiva, manifestada através da voz e com recurso à música eletrónica.

“Reinventar a Roda” é apresentado na sexta-feira, sessão dedicada a escolas, e no sábado, às 15:00, sessão para público-geral, no gnration. A entrada é livre.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES