Domingo, Julho 21, 2024
16.2 C
Braga
BragaAlunos de Braga lançam livro que conta a história da União...

Alunos de Braga lançam livro que conta a história da União Europeia a crianças e jovens

Estudantes da Escola Europeia de Ensino Profissional.

© CM Braga

Cerca de oitenta alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional (EEEP) de Braga (Portugal) e do Colégio Miraflores de Ourense (Espanha) são os autores do livro “Uma Viagem pela União Europeia… Unidos na Diversidade”, um projeto pedagógico transfronteiriço, que foi apresentado, esta quinta-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Idealizado pela coordenadora do Projeto Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, o livro conta uma história para crianças (maiores de 8 anos) acerca da União Europeia, envolvendo os valores da amizade, de sonhos, de superação e de liberdade, deixando aos leitores uma mensagem de respeito pela diversidade.

Isso mesmo salientou a vereadora da Educação; Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, referindo “a importância do trabalho desenvolvido pelos alunos, com este livro, para a promoção da diversidade cultural, numa escola que é ela própria multicultural”. A responsável abriu a sessão, com elogios à Escola Europeia de Ensino Profissional, salientado “o talento, a criatividade e as competências transversais destes alunos”.

Por sua vez, Isabel Baltazar salientou o trabalho desenvolvido com este projeto para a “promoção de uma cidadania ativa e participativa destes alunos”. Trata-se de um trabalho que impulsionou a “um conhecimento da União Europeia e da história dos 27 países que a compõem”, tendo como premissa “o respeito pelas diferentes culturas”.

Para o vereador do Ambiente, Altino Bessa, um dos aspetos diferenciadores deste projeto tem a ver com “o envolvimento ativo destes alunos que vêm de uma escola que é um exemplo em várias áreas, assumindo-se, desde logo como uma eco-escola”. O responsável que encerrou a sessão destacou ainda a introdução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na história do livro.

O livro está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES