A Assembleia Geral da Associação Empresarial de Braga (AEB) reuniu esta quarta-feira presencialmente e online, para analisar e votar o plano de atividades e o orçamento para o ano de 2025. O documento, aprovado por unanimidade pelos associados que participaram na assembleia, apresenta as grandes linhas de atuação da AEB, os objetivos e metas a atingir em 2025, com um orçamento de cerca de 2,2 milhões de euros.
Na apresentação do plano e orçamento, o presidente da Direção, Daniel Vilaça, destacou seis aspetos que vão marcar o ano de 2025 da AEB:
1. O lançamento de dois marketplaces, geridos e liderados pela AEB, que pretendem apoiar a transformação digital do comércio e serviços de proximidade dos municípios de Braga e da Póvoa de Lanhoso;
2. O lançamento de um conjunto de inovadores guias e roteiros turísticos de Braga promovidos pela AEB, que combinam turismo com comércio e cultura, e pretendem promover uma maior e melhor integração entre os residentes e os turistas;
3. A realização de três missões empresariais a mercados europeus de proximidade com o objetivo de promover as exportações da fileira do setor da construção civil e materiais de construção da região de Braga;
4. A realização de um conjunto de iniciativas promovidas pela AEB que pretendem envolver e associar os setores do comércio, serviços e restauração com a celebração da Capital Portuguesa da Cultura – Braga 25;
5. A realização da primeira edição dos Prémios AEB, uma iniciativa que pretende distinguir e reconhecer empresas do distrito de Braga num conjunto de categorias que premeiam o desempenho e as boas práticas empresariais;
6. A execução de um volume de formação recorde na história da AEB, com uma oferta de formação profissional alargada que inclui respostas para jovens, adultos empregados, adultos desempregados e empresários.
Daniel Vilaça sublinha que o plano segue os “princípios de prudência e equilíbrio financeiro, assegurando uma gestão sólida e sustentável”, descrevendo-o como “ambicioso e alinhado com as principais prioridades da economia portuguesa e europeia”.
O presidente da AEB salienta que, em 2025, “graças à capacidade da associação angariar recursos para a região, será possível alocarmos cerca de 2,2 milhões euros para promover o desenvolvimento do tecido empresarial da região”, destacando o investimento que será desenvolvido em projetos de qualificação do tecido empresarial, incluindo os empresários e as suas equipas, onde perspetiva “envolver mais de 3 mil pessoas em processos de formação profissional certificadas pela AEB, com um objetivo muito claro de ajudarmos a aumentar a produtividade e competitividade das empresas e de as prepararmos para os desafios da internacionalização, da digitalização e da transição ecológica”.
Daniel Vilaça, refere, ainda, que, em 2025, “a AEB irá reforçar a sua aposta na realização de ações coletivas de promoção e dinamização empresarial, que estimulam a inovação e a cooperação empresarial e constituem uma das imagens de marca da associação”, estimando que sejam envolvidas mais de mil empresas nas 20 iniciativas que a AEB vai levar a cabo e que estas promovam um impacto económico de cerca de 2,3 milhões de euros nos aderentes. O plano de atividades para 2025 propõe programas, projetos e iniciativas que visam reforçar o posicionamento de Braga como uma região com uma economia dinâmica, inovadora, sustentável e competitiva, tanto no mercado interno como internacional.