Terça-feira, Abril 30, 2024
11.8 C
Braga
AtualidadeInvestigaçãoInvestigador do Politécnico de Viana do Castelo está entre os melhores do...

Investigador do Politécnico de Viana do Castelo está entre os melhores do mundo

DR

Gaspar Rego, professor do Politécnico de Viana do Castelo, investigador da Unidade de Investigação proMetheus do IPVC e do INESC TEC, está entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 1% melhores do mundo na área de Optoelectrónica e Fotónica. O ranking, considerado o de maior prestígio mundial, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.

World’s Top 2% Scientists list é desenvolvida por um grupo de peritos e fornece informações padronizadas, entre outros, sobre citações e índice h, tendo como finalidade a criação de uma base de dados disponível ao público, de forma a permitir reproduzir os cálculos dos indicadores e combater os abusos da sua utilização. O ranking alicerçou-se na Scopus (base de dados de referência para a FCT), utilizando dados de mais de 8 milhões de cientistas considerados ativos em todo o mundo.

Esta listagem realça o mérito científico e permite aferir o impacto ao longo da carreira (contabiliza as publicações até 2020) e nela constam 480 investigadores com afiliação nacional, 12 dos quais pertencentes a 6 politécnicos. Gaspar Rego é também um dos 11 investigadores do INESC TEC referenciados no ranking.

Após um interregno de 5 anos, em que o docente desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Técnico-Científico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o regresso à investigação concretiza-se com a publicação de 4 artigos científicos em dois números especiais da prestigiada revista Sensors, dos quais foi editor. Tal desempenho, num ano atípico em que celebra 20 anos sobre a publicação do seu primeiro artigo científico, artigo esse que é o mais citado a nível mundial na área do doutoramento, poderá ter um reflexo positivo aquando da atualização do ranking em 2022.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES