Terça-feira, Abril 30, 2024
14 C
Braga
BragaBraga: CDU insiste na reabilitação do Convento das Convertidas

Braga: CDU insiste na reabilitação do Convento das Convertidas

© CDU

Uma delegação da candidatura da CDU à Câmara de Braga visitou o edifício do Convento das Convertidas. Bárbara Barros insiste na proposta da CDU de musealização deste edifício.

Desde a última visita, em que a CDU Braga criticava a maioria de Ricardo Rio por “nada ter feito para preservar este património”, a candidata à Câmara Municipal lamenta que “o cenário continue igual”. “A única intervenção feita neste edifício continua a ser a substituição de telhas e a pintura da fachada feita pelo Ministério da Administração Interna”, lembrou Bárbara Barros.

“Desde então, o edifício tem continuado ao abandono e em progressiva degradação”, continuou a candidata da CDU. A musealização do edifício das Convertidas e do seu recheio são propostas repetidas no programa eleitoral da CDU, intenção que Bárbara Barros entende “corresponder a uma importante e urgente valorização deste património”, sublinhou.

Presentes na visita estiveram também representantes do Ministério da Administração Interna, que confirmaram estarem a decorrer reuniões entre a tutela e várias instituições do concelho, incluindo a Câmara Municipal de Braga e a CIM Cávado, sobre o futuro da propriedade do edifício. A candidata e vereadora da CDU no executivo municipal acompanha a necessidade de se “transferir a propriedade das Convertidas para o município e, com os devidos apoios, iniciar a requalificação do edifício das Convertidas, preparando a sua musealização e abertura ao público dos seus espaços verdes”.

“Este é um património de grande valor histórico cuja abertura será uma mais-valia muito importante para o concelho e para o país”, valorizou Bárbara Barros. “O valor patrimonial do edifício, o logradouro e o jardim nas suas traseiras, aliados à história e histórias deste recolhimento para mulheres, devem ser conhecidos de todos os bracarenses”, finalizou a líder da CDU à Autarquia de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES