
O deputado à Assembleia da República Leandro Ferreira Luís iniciou o roteiro “Sentir Barcelos”, uma iniciativa de proximidade que o levará, nos próximos meses, a percorrer as 65 freguesias e uniões de freguesia do concelho.
A primeira etapa do percurso centrou-se nas três corporações de bombeiros do concelho — Barcelos, Barcelinhos e Viatodos — num conjunto de visitas que permitiu contactar com a atividade operacional e com os principais desafios enfrentados no terreno.
O deputado deixou uma mensagem de reconhecimento aos operacionais, afirmando que “quero deixar o meu profundo agradecimento a todos os homens e mulheres que, de forma voluntária e profissional, colocam diariamente a sua vida ao serviço dos outros. O trabalho desenvolvido pelos nossos bombeiros é indispensável e merece um reconhecimento efetivo por parte do Estado e da sociedade”.
Em Barcelos, foi destacada a dimensão histórica e o papel da corporação na resposta ao concelho, bem como preocupações relacionadas com financiamento, modernização de meios e valorização profissional.
Em Barcelinhos, a visita incidiu sobre a ligação à comunidade e a aposta na formação de novos elementos, tendo sido apontada a necessidade de reforçar incentivos ao voluntariado e melhorar a articulação com o sistema de emergência.
Já em Viatodos, foi evidenciada a componente social da instituição, que complementa a atividade operacional com respostas como apoio domiciliário e centro de dia, tendo ainda sido apresentado o projeto de uma nova creche.
Apesar das diferenças entre as três corporações, as visitas evidenciaram preocupações comuns, sobretudo ao nível do financiamento, renovação de equipamentos e condições de exercício da atividade.
O roteiro “Sentir Barcelos” prossegue nas próximas semanas com visitas a outras freguesias e instituições do concelho.


