PaísPresidente da República destaca eleição de Portugal para o Conselho de Segurança...

Presidente da República destaca eleição de Portugal para o Conselho de Segurança da ONU

Chefe de Estado destaca reconhecimento internacional, elogia diplomacia portuguesa e defende compromisso com a paz, o direito internacional e o multilateralismo.

© Presidência da República Portuguesa

O Presidente da República saudou esta quarta-feira a eleição de Portugal para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, considerando o resultado uma importante conquista para o país e um sinal do reconhecimento internacional da sua atuação diplomática.

Numa declaração divulgada após a votação realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Chefe de Estado afirmou que a eleição representa uma conquista que “enaltece todo o povo português”, refletindo a confiança que Portugal inspira junto da comunidade internacional e o seu compromisso com valores universais.

Segundo o Presidente da República, o resultado alcançado demonstra também o reconhecimento do papel de Portugal na defesa do multilateralismo e da cooperação internacional, numa altura em que o mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos.

“O que somos, a confiança que transmitimos e também o reconhecimento pelo nosso apego a valores universais” estão refletidos na votação obtida por Portugal, referiu.

O Chefe de Estado destacou ainda que a eleição constitui uma vitória da diplomacia portuguesa e da estabilidade da política externa nacional, elogiando o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos para garantir o sucesso da candidatura.

Na sua mensagem, felicitou todos os que contribuíram para este objetivo desde a apresentação da candidatura, em janeiro de 2013, incluindo os sucessivos governos, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, os enviados especiais envolvidos no processo e os diplomatas portugueses.

Uma referência especial foi também dirigida à Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, bem como aos antigos Presidentes da República Aníbal Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, pelos esforços desenvolvidos em torno desta candidatura.

O Presidente da República congratulou igualmente os restantes países eleitos para o Conselho de Segurança e manifestou confiança na capacidade de Portugal para desenvolver um diálogo construtivo durante o mandato que agora inicia.

Na declaração, sublinhou que o país continuará a defender o respeito pelo direito internacional e a contribuir para a promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento sustentável.

Perante uma conjuntura internacional marcada por conflitos, tensões geopolíticas e desafios globais, o Chefe de Estado afirmou esperar que a participação portuguesa no Conselho de Segurança possa contribuir para a construção de “um mundo mais pacífico, menos desigual, mais justo e mais digno”.

A eleição marca o regresso de Portugal ao Conselho de Segurança das Nações Unidas enquanto membro não permanente, reforçando a presença portuguesa nos principais fóruns internacionais e conferindo ao país um papel relevante nos debates sobre paz e segurança internacional durante os próximos dois anos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES