Terça-feira, Abril 30, 2024
10.9 C
Braga
BragaLivro ilustrado sobre vida e obra de Maria Ondina Braga vai chegar...

Livro ilustrado sobre vida e obra de Maria Ondina Braga vai chegar às crianças do concelho

© Sebastião Peixoto

Escrito por Secundino Cunha e ilustrado por Sebastião Peixoto, o novo livro “Maria Ondina Braga. Quero encontrar-me comigo” vai ser distribuído por todas as bibliotecas escolares do concelho, chegando até às mãos dos mais novos.

A garantia foi deixada no sábado pela chefe de gabinete da presidência do Município de Braga, Ana Ferreira, durante a apresentação da obra ilustrada, que decorreu na Galeria do Paço no âmbito da programação do Encontro de Ilustração Braga em Risco.

“Queremos incutir nas gerações mais novas o conhecimento e o gosto pela obra de Maria Ondina Braga e vamos fazê-lo através da Rede de Bibliotecas Escolares”, referiu Ana Ferreira, salientando que o Município está já a desenvolver um amplo trabalho de promoção e divulgação “para não fazer esquecer” a obra da escritora bracarense.

“Estamos, neste momento, a trabalhar em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, nomeadamente com a reedição das suas obras completas, no âmbito do centenário do nascimento de Maria Ondina Braga”, acrescentou.

Para o autor e jornalista, Secundino Cunha o livro “Maria Ondina Braga. Quero encontrar-me comigo” é uma obra de “fácil leitura, dedicada em especial ao público escolar, com o objetivo de lhes despertar a vontade de ler a escritora”. Da obra literária de Maria Ondina Braga, o jornalista releva a transmissão dos sentimentos da escritora que, à semelhança de outros, “aproveitou muito bem as viagens”.

A sessão de apresentação contou ainda com a presença de José Manuel Costa, da editora “Opera Omnia”, que formulou votos de que a distribuição que o Município de Braga vai fazer de “Maria Ondina Braga. Quero encontrar-me comigo” pelas escolas seja “uma semente” que faça germinar futuros leitores de uma escritora cuja obra merece ser mais conhecida.

Dirigido ao público juvenil, o livro pode ser apreciado por leitores de todas as idades interessados em conhecer a vida de uma das mais importantes autoras da literatura portuguesa.

Maria Ondina Braga é uma das escritoras homenageadas no Encontro de Ilustração Braga em Risco, com a exposição “Braga 22×22 – Ondina Ilustrada”, que está patente na Casa dos Crivos. A mostra é composta por 22 trabalhos que se desdobram em outras tantas narrativas visuais para mostrar a autora bracarense a partir do seu livro “O jantar chinês e outros contos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES