No dia 21 de janeiro comemora-se os 10 anos da Cerimónia de Abertura de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
O impacto deste evento traduziu-se num crescimento e dinamização contínua devido à diversificação de segmentos, que tornaram a cidade de Guimarães um destino de referência cultural e patrimonial a nível nacional e internacional, potenciando ainda a vertente da criação assente num conjunto de projetos estratégicos, de médio e longo prazo, capazes de potenciar processos de regeneração urbana, valorização do património histórico edificado e potenciação do tecido de indústrias criativas, através de programação e criação contemporânea.
A efeméride será assinalada com um concerto que terá a participação de grupos e artistas representativos do tecido cultural vimaranense: Orquestra de Guimarães, Lince, Dada Garbeck, Jovens Cantores de Guimarães, Manuel de Oliveira, Nicolinos, Pedro Emanuel Pereira e Grupo Folclórico da Corredoura. Este espetáculo pretende ser uma eclética demonstração de artistas e as suas tradições, com raízes em Guimarães, numa performance que se equilibra entre a memória do passado e o desejo pelo futuro.
Neste dia será feita a homenagem póstuma a Francisca Abreu, vereadora da Cultura de 1998 a 2013, com a designação do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor “Francisca Abreu”.
Francisca Abreu deixou um legado marcante na cultura de Guimarães, no qual se destacou a política de promoção cultural que levou o Governo da República a escolher Guimarães como a terceira cidade portuguesa, depois de Lisboa e Porto, acolher a Capital Europeia da Cultura.