Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioCulturaYMotion - Festival de Cinema Jovem está de regresso a Famalicão

YMotion – Festival de Cinema Jovem está de regresso a Famalicão

DR

O YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão está de regresso para a sétima edição que decorre de 8 a 13 de novembro, na Casa da Juventude, na Fundação Castro Alves e no Centro de Estudos Camilianos. O destaque vai para a competição de curtas-metragens, a apresentação das primeiras imagens do filme «Revolta», com a presença do realizador Tiago R. Santos e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares, o Talk & Showcase da banda Capitão Fausto, a homenagem à atriz portuguesa Maria João Bastos e o tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone.

A sessão de abertura do festival será marcada pela apresentação do filme «Musgo», da jovem cineasta famalicense, Alexandra Guimarães, no dia 8 de novembro pelas 21:30, na Casa da Juventude, que também fica marcada pelo arranque das sessões competitivas do festival que decorrem de 8 a 11 de novembro pelas 21:30, no referido espaço.

Esta edição do festival também inclui a exposição «INSIDE – Fotografia Documental» dedicada às curtas-metragens em competição, que estará patente na Casa da Juventude, e uma sessão especial com foco no trabalho da produtora cinematográfica portuguesa Ukbar Filmes, na seção «Novíssimo Cinema Português», que inclui uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e o jornalista e comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

No mesmo dia, pelas 21:00, os Capitão Fausto, banda composta por Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Domingos Coimbra, vão protagonizar um showcase, seguido de uma conversa, no Centro de Estudos Camilianos.

Um dos destaques da programação deste ano vai para a apresentação das primeira imagens do filme «Revolta», a primeira obra, enquanto realizador, do argumentista Tiago R. Santos. A exibição de alguns excertos do filme, ocorrerá no dia 13 de novembro, pelas 17h00, na Fundação Castro Alves, e irá contar com a presença do realizador e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares.

Recorde-se que se encontram em competição no YMotion cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias «Grande Prémio Joaquim de Almeida», «Escolas Secundárias», «Melhor Documentário», «Melhor Curta de Animação», «Melhor Representação», «Melhor Argumento», «Melhor Direção de Fotografia» e «Prémio do Público». Os vencedores serão conhecidos na sessão de encerramento no dia 13 de novembro, pelas 21:30, no Centro de Estudos Camilianos, num evento que também ficará marcado pela homenagem à atriz Maria João Bastos e um tributo à música dos compositores Ennio Morricone e Bernardo Sassetti, pelas mãos dos jovens músicos famalicenses Inês Silva e Pedro Lima.

O  YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Na edição de 2020, foram recebidas quase duas centenas de curtas-metragens na competição e o realizador Filipe Rufatto recebeu o «Grande Prémio Joaquim de Almeida» pelo seu filme «Sofia» (2019).

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS