
O XX Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho apresenta o primeiro espetáculo este sábado, 1 de fevereiro, na Póvoa de Lanhoso. Os Plebeus Avintenses abrem este certame com a peça (Com)Partilha, uma comédia protagonizada por quatro atrizes.
A 1 de aarço, o último sábado, sobe ao palco a peça “O Ginjal”, pela mão da “Arca Associação Recreativa e Cultural de Aveleda”.
Durante todo o mês de fevereiro, à sexta e ao sábado, as restantes companhias de teatro selecionadas apresentam os seus trabalhos. São no total nove que se submetem à apreciação do júri constituído para este efeito e que vai escolher os vencedores das categorias Melhor Desenho de Luz – Prémio Orlando Worm; Melhor Cenografia – Prémio João Barros; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Sonoplastia; Melhor Interpretação Secundária Feminina; Melhor Interpretação Principal Feminina; Melhor Interpretação Secundária Masculina; Melhor Interpretação Principal Masculina; Melhor Encenação; Prémio Prestígio Personalidade – Fundação INATEL; Prémio Ruy de Carvalho – Melhor Produção.
O Prémio Maria da Fonte é da responsabilidade do público, que a cada espetáculo, se assim o considerar, pode votar.
Quanto ao Prémio Prestígio Personalidade – Fundação INATEL será este ano escolhido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, depois de no ano anterior a Federação Portuguesa de Teatro ter atribuído este galardão, a título póstumo, a Manuel Ramos Costa.
O CONTE Ruy de Carvalho é promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA), em parceria com a Fundação INATEL.
O Theatro Club, cujo centenário se assinala este ano, vai receber este certame durante os próximos fins de semana,