RegiãoBarcelosVoluntários de Barcelos vão limpar Serra d'Arga para proteger lobo ibérico

Voluntários de Barcelos vão limpar Serra d’Arga para proteger lobo ibérico

A participação é gratuita.

© Artur V. Oliveira

No dia 22 de novembro, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, os Amigos da Montanha de Barcelos vão realizar uma ação de voluntariado ambiental na Serra d’Arga dedicada ao controlo da espécie invasora Hakea sericea, contribuindo para devolver o espaço à floresta nativa.

A iniciativa integra o projeto europeu LIFE WILD WOLF, dedicado à conservação do lobo-ibérico e do seu habitat e do qual os Amigos da Montanha são parceiros, e enquadra-se no programa BiodiverCidade da associação de Barcelinhos, que promove ações de conservação da natureza, educação ambiental e cooperação com empresas e comunidade.

Com a colaboração dos parceiros técnicos CIBIO-Biopolis da Universidade do Porto, centro de referência na área da biodiversidade, e da ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, que desde 2016 trabalha na Serra d’Arga na proteção do lobo e dos seus habitats, a ação garantirá uma abordagem científica e sustentável no controlo da espécie invasora.

“Esta é uma oportunidade para agir pela floresta autóctone, contactar diretamente com a natureza e contribuir para a preservação de um território essencial para o lobo-ibérico. Cada voluntário faz a diferença e, neste momento, contamos já com a inscrição de mais de meia centena de pessoas”, refere a organização.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].

O ponto de encontro será em Arga de São João (Serra d’Arga), às 09:30, com início das atividades às 10:00, seguindo-se um almoço convívio e encerramento previsto para as 16:00.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES