Terça-feira, Abril 20, 2021
14.4 C
Braga
InícioRegiãoVizelaVizela continua aposta na modernização do Arquivo Municipal

Vizela continua aposta na modernização do Arquivo Municipal

CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela adquiriu recentemente novos equipamentos para o recém reestruturado Arquivo Municipal, continuando a aposta na criação de melhores condições de organização e de consulta.

De destacar que desde que tomou posse, a reorganização do Arquivo Municipal da Câmara Municipal foi uma das primeiras medidas criadas por este Executivo Municipal, no seguimento da política de reorganização administrativa e funcional dos serviços e espaços municipais, implementada no início deste mandato.

Quando este Executivo assumiu funções encontrou uma Câmara completamente fragilizada do ponto de vista administrativo e funcional com um funcionamento dos serviços debilitado, um balcão de atendimento insuficiente, o caos nas instalações, com recursos humanos desadequados, com falta de meios e com regulamentos obsoletos.

Assim, a Câmara Municipal fez um investimento em todas os serviços e que resultaram numa mudança radical em todas as áreas de atuação da Autarquia, em especial a reestruturação dos serviços, instalações, recursos humanos e reforço de meios, revisão dos regulamentos municipais e organização do património.

Assim, o Arquivo Municipal foi uma das áreas de intervenção, onde a Câmara Municipal promoveu uma intervenção de fundo naquele espaço, no sentido de dar uma maior capacidade de resposta e prestar um serviço de qualidade nesta área, sendo que esta intervenção assentou essencialmente em três vertentes: a primeira, a recuperação do espaço físico do arquivo, com a criação de três salas de arquivo; a segunda, a recuperação da forma de armazenamento, organização e consulta dos documentos; e a terceira, o reforço da equipa de funcionários afetos a este serviço. Agora, a Câmara Municipal aposta na aquisição de novos equipamentos para melhorar as condições de funcionamento daquele espaço municipal.

Ainda que no final de 2018 entrou em vigor o primeiro Regulamento do Arquivo Municipal de Vizela, tendo o mesmo sido publicado em Diário da República, após discussão pública e aprovação nos órgãos municipais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS