Domingo, Abril 18, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesVimágua em Guimarães apresenta sistema de tratamento de água por ultravioleta

Vimágua em Guimarães apresenta sistema de tratamento de água por ultravioleta

CM Guimarães

A Vimágua, em Guimarães, instalou um sistema de Desinfeção por Radiação Ultravioleta na Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, representando um investimento total de cerca de 456 mil euros, que funciona de forma complementar aos equipamentos existentes e contribuiu para reforço da qualidade da água para abastecimento público. Este sistema foi apresentado nesta segunda-feira, 22 de março, a assinalar o Dia Mundial da Água.

Armindo Costa e Silva, presidente do Conselho de Administração da Vimágua, explicou que “a dose de luz UV utilizada no tratamento de água potável não altera a constituição química da água, portanto, nenhuma característica físico-química natural da água é alterada e nenhum agente químico é introduzido na água, sendo uma tecnologia largamente utilizada na Europa”. A radiação UV desinfeta a água danificando o material genético das bactérias, protozoários e vírus, tornando-os inviáveis.

A apresentação deste sistema contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que destacou “a tecnologia de topo da Vimágua para fazer com que a água chegue a nossas casas em excecional condição”, sublinhando ainda a importância de “cuidar do rio Ave e defender o bem precioso que é a água potável”.

Com este sistema de desinfeção por UV, a Vimágua robustece o seu processo de tratamento da água.  Paralelamente, foram realizados outros investimentos, que importaram o montante de cerca de 190 mil euros, na substituição da conduta de entrada de água no Reservatório R0 por outra de maior diâmetro e na instalação de nova conduta para aspiração dos grupos eletrobomba de elevação para os Reservatórios da Pégada e de Ponte, e cerca de 95 mil euros, na construção de caleiras técnicas.

Esta apresentação decorreu numa visita às instalações da Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins que contou ainda com as presenças da Vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira e do vice-presidente da Câmara de Vizela, Joaquim Meireles.

A Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins é a principal estação de captação e tratamento de Água da Vimágua, situando-se na freguesia de Prazins Santa Eufémia, no concelho de Guimarães, na margem esquerda do Rio Ave, tendo entrado em funcionamento em 1950.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS