No passado domingo, 13 de outubro, pela primeira vez, a paróquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, instituiu e festejou o beato Carlo Acutis.
Num domingo de bastante sol e calor, a igreja paroquial de Duas Igrejas, foi pequena para acolher a multidão de fiéis, oriundos de diversos pontos do país, que quiseram assistir à bênção de uma nova imagem do beato Carlo Acutis, mas sobretudo para marcar presença na primeira festa ao beato Carlo Acutis realizada em Portugal.
No período da manhã, realizou-se a Eucaristia Solene, onde foi benzida uma nova imagem do beato Carlo Acutis com uma nova relíquia encastrada, presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e no período da tarde decorreram os atos religiosos com a recitação do Terço, sermão, seguindo-se uma majestosa procissão.
O cortejo religioso, todo dedicado ao beato Carlo Acutis, invocou a vida e obra do jovem beato, onde várias crianças e jovens levavam frases alusivas ao beato. Além do andor do Carlo Acutis, a procissão contava com mais dois andores – o de São Francisco de Assis, pela devoção que o Carlo Acutis tinha a este santo, e o andor de Nossa Senhora de Fátima, porque Carlo dizia que Nossa Senhora era “a única mulher da minha vida”. Acompanhavam a procissão todos as crianças e jovens da catequese, quer da paróquia, quer de outras paróquias vizinhas. Os grupo de Zés P’reiras “os Furgeiras” abriram a procissão, seguidos do Agrupamento de Escuteiros 1266 da paróquia.
Seguido do andor do beato Carlo Acutis, crianças, jovens, alguns bebés ao colo e outros devotos, vestidos “à Carlo Acutis”, acompanharam o andor e manifestavam assim a sua fé. Muitos adultos vieram também vestidos “à Carlo Acutis” – polo vermelho, calças de ganga e ténis, como forma de homenagear e recordar o jovem Carlo Acutis.
No fim da procissão houve algum momento de diversão popular, pela rusga dos “Amigos de São Pedro“, para animar os fiéis que ali se encontravam. De acordo com a organização, “a paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, assistiu a um verdadeiro mar de gente, a uma autêntica manifestação de fé e de amor, nunca antes vista. Este jovem beato, da qual o Papa Francisco já aprovou o milagre que o levará à categoria de santo, moveu e move multidões. Para o próximo ano a paróquia já tem data marcada para a celebração da festa e será a 12 de outubro, curiosamente dia litúrgico dedicado ao beato Carlo Acutis. Nessa altura já será oficialmente chamado São Carlo Acutis. A paróquia agradece profundamente a todos os devotos e a quem contribuiu para a realização desta festa”, disse.
A Sagrada Relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis encontra-se em exposição permanente, todos os dias do ano, na igreja paroquial de Duas Igrejas, Vila Verde, assim como a pequena imagem venerada desde 2019 e a imagem agora benzida que contém uma nova relíquia do jovem beato.
“A nova imagem do beato Carlo Acutis foi paga por todos os devotos que passaram pela igreja paroquial, para venerar a relíquia do beato Carlo Acutis desde junho de 2023 a outubro de 2024. Todas as esmolas dos devotos foram para pagar a nova imagem e continuarão a ser usadas para o beato Carlo Acutis. Na base da imagem está inscrito: ‘esta imagem foi oferecida por todos os devotos do beato Carlo Acutis que vieram venerar a relíquia desde junho de 2023 a outubro de 2024’.”, referiu a Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas.