Domingo, Setembro 25, 2022
13.9 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho recebe Festival de Folclore

Vieira do Minho recebe Festival de Folclore

© CM Vieira do Minho

No dia 14 de agosto, a Praça Dr. Guilherme de Abreu, em Vieira do Minho, vai acolher o Festival de Folclore.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia provocada pela Covid-19, o folclore volta a constituir momento de festa e de alegria. Preservar os costumes e as tradições ligados às danças e aos cantares são os objetivos principais de mais uma iniciativa do Programa Sentir Vieira.

Para além da vertente cultural, esta atividade prima também pela partilha, convívio e diversão que gera entre os participantes em pleno verão.

O Festival de Folclore tem início, pelas 14:30, com a concentração dos onze ranchos participantes no certame junto ao antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, seguindo-se, pelas 15:00, o desfile dos Ranchos pela Avenida Barjona de Freitas. O evento vai decorrer em dois períodos, a primeira parte inicia pelas 15:30 e termina pelas 18:30, a segunda parte inicia às 21:30 e termina às 23:00.

A atuação dos Ranchos Folclóricos está prevista para as 15:30, em frente aos Paços do Concelho.  Participam neste Festival, na primeira parte o Grupo Folclórico da Universidade Sénior de Vieira do Minho; Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “ Os Ceifeiros de Cantelões”; Grupo Folclórico dos Pescadores das Caxinas e Poça da Barca – Vila do Conde; Rancho Folclórico Passarinhos da Ribeira; Rancho Folclórico as Trigueirinhas do Pisão- Vila Nova de Gaia; Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Viana do Castelo; Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airões – Felgueiras.

Na segunda parte do festival atuam, a partir das 21:30 o Grupo Recreativo e Folclórico do Mosteiro; o Rancho Etnográfico de Ribeirão – Famalicão; Rancho Folclórico da Amizade de Telões – Amarante e Grupo Folclórico e Recreativo de Pandozes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS