
Com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemorou no dia 1 de março, e celebrar março como mês dedicado à Proteção Civil Nacional, o Município de Vieira do Minho vai realizar um conjunto de ações.
Esta iniciativa tem como objetivo promover a cooperação entre os diferentes agentes de proteção civil, e fomentar a resiliência nas escolas do concelho mediante a realização de exercícios capazes de fornecer competências para a utilização de meios de auto proteção existentes nos estabelecimentos de ensino.
Durante este mês será também inaugurada a sede da unidade local de Proteção Civil da Freguesia de Rossas. “Esta estrutura, em conjunto com as demais sete unidades locais espalhadas pelo concelho, têm permitido o aumento da capacidade de resposta e uma extraordinária ajuda em situações de emergência em particular no caso de incêndios rurais e fenómenos ambientais extremos. Com esta estratégia pretende-se que o nosso território de difícil gestão de riscos se torne cada vez mais residente e capaz de responder aos novos desafios com que se deparam as comunidades fruto das alterações climáticas”, refere a Câmara Municipal.
O início das atividades ocorreu com uma ação de formação em suporte básico de vida com desfibrilhadores automáticos externos, ministrada, na biblioteca municipal, e cujo objetivo passou por fornecer as competências básicas para o manuseamento destes dispositivos.
“Pretende-se essencialmente com este conjunto de ações incrementar a segurança dos vieirenses e seus visitantes, de uma maneira objetiva e eficaz, articulando a participação de todos os cidadãos com a ação dos agentes de Proteção Civil para um melhor e maior resultado”, finalizou a Autarquia de Vieira do Minho.