Domingo, Janeiro 26, 2025
11.2 C
Braga
RegiãoVieira do MinhoVieira do Minho: Apanha e Moagem da Azeitona em Vilarchão

Vieira do Minho: Apanha e Moagem da Azeitona em Vilarchão

© CM Vieira do Minho

Vieira do Minho volta à tradição com a iniciativa “Apanha e Moagem da Azeitona num Lagar Tradicional”.

Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar o património histórico e cultural, bem como a terra e a agricultura do concelho, mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente.

Neste sentido, a iniciativa pretende dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite, que vai desde a apanha à moagem da azeitona num lagar tradicional.

Com mais de 300 anos, o lagar de azeite de Vilarchão era um engenho comunitário. Atualmente, pertence à Junta de Freguesia e conserva ainda toda a sua maquinaria original, o que permite produzir azeite através do método tradicional, em que a água é utilizada como força motriz, isto é, à imagem daquilo que antigamente era prática corrente.

A iniciativa vai decorrer no dia 9 de dezembro e arranca, pelas 10:00, no Lagar de Azeite de Vilarchão com uma caminhada. Com uma distância de cerca de 3 km, este trilho vai dar a conhecer os locais mais emblemáticos desta freguesia. Vilarchão situa-se a cerca de 8km da sede do concelho, na vertente ocidental da Serra da Cabreira.

Para mais informações e formalizar a inscrição aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES