Victor Hugo Salgado visitou obras de requalificação das margens e leito do rio Vizela
Quarta-feira , Outubro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2618
Principal / Região / Victor Hugo Salgado visitou obras de requalificação das margens e leito do rio Vizela

Victor Hugo Salgado visitou obras de requalificação das margens e leito do rio Vizela

Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, acompanhado por Joaquim Meireles, vereador das Obras Municipais, visitou as obras de requalificação das margens e leito do rio Vizela, que se encontram em fase de conclusão.

A requalificação das margens e leito do rio Vizela resulta do contrato assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP, para execução da “Empreitada de desobstrução do troço do rio Vizela, entre a interceção da Ribeira de Sá com o Rio Vizela e a Ponte Romana” da bacia hidrográfica RH2 Cávado, tendo a obra sido apoiada parcialmente pela APA, I.P. em  50.000 euros.

A obra de requalificação das margens e leito do rio Vizela integra a limpeza das margens, o desassoreamento do Rio, a construção de um muro, a recuperação do muro existente, assim como o lançamento das bases para a criação de uma praia fluvial.

Esta obra de requalificação vai permitir o regresso dos barcos ao Rio Vizela junto ao Chalé, uma maior segurança para as crianças e para as famílias, assim como aumentar o espaço de lazer e uma maior relação da população com o Rio.

Após a conclusão desta fase, será ainda executada uma última intervenção, desde o açude do Parque das Termas, até ao açude da Ponte D. Luís.

A Câmara Municipal considera que, “sendo Vizela um concelho e uma cidade virados para o rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do concelho”.