Vendedores do Mercado Municipal de Braga vão doar excedentes às famílias carenciadas
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Braga / Vendedores do Mercado Municipal de Braga vão doar excedentes às famílias carenciadas

Vendedores do Mercado Municipal de Braga vão doar excedentes às famílias carenciadas

CMB

Os vendedores do Mercado Municipal de Braga vão doar excedentes às famílias carenciadas. Esta é uma iniciativa criada pelo Município através do projeto “Casa Solidária”, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação que se assinala esta sexta-feira, 16 de outubro.

A “Casa Solidária” envolveu a conceção e implementação de uma parceria ao “Virar a Página“, projeto que nasceu durante a pandemia para ajudar as famílias que ficaram desprovidas de recursos.

“O desperdício alimentar constitui um grave problema à escala mundial. Em Portugal, no contexto de crise económica que vivemos importa combater a situação de desigualdade no acesso e no consumo de alimentos, o que implica sensibilizar a população para uma mudança de comportamentos. Neste sentido, para a promoção do combate ao desperdício alimentar e de uma cidadania mais activa em matéria de sustentabilidade, é fundamental recorrer a diversas estratégias, nomeadamente a nível educacional”, esclarece a Autarquia de Braga.

Numa altura em que são servidas mais de cinco mil refeições semanais e sendo a única resposta existente no concelho durante todos os dias da semana, a Câmara lançou o desafio aos vários vendedores do Mercado Municipal para que doem os seus excedentes para que mais famílias de Braga possam ter em suas casas os bens de primeira necessidade.

Para Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, “este é um dos projetos mais gratificantes que o Município abraça e pretendemos que mais vendedores do Mercado Municipal ou outros comerciantes do concelho se associam a esta causa”, refere, esperando que esta iniciativa seja replicada em outros Municípios de forma a “ajudar quem mais precisa e, simultaneamente combater o desperdício alimentar”.

Os comerciantes interessados em aderir a esta causa, poderão contactar o Município de Braga através do endereço [email protected]