Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.3 C
Braga
RegiãoValença vai caminhar até Santiago de Compostela durante seis dias

Valença vai caminhar até Santiago de Compostela durante seis dias

© CM Valença

Entre 6 e 11 de novembro vai decorrer uma peregrinação, a pé, desde Valença a Santiago de Compostela, no Caminho Português de Santiago, aberta a todos os interessados.

A peregrinação sairá de Valença no dia 6 de novembro, segunda-feira, e chegará a Santiago de Compostela, no sábado, 11 de novembro, com uma média diária de 20 quilómetros.

Nesta peregrinação vão participar o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, bem como concejais do Concello de Tui. Os interessados em associar-se à peregrinação podem contactar o organizador Tó Alves, através do telefone 936 423 920 ou pessoalmente no Café Mineiro, em Cristelo Côvo. As inscrições fecharão ao atingir os 50 peregrinos inscritos.

Para José Manuel Carpinteira, “esta peregrinação pretende ser uma ação evocativa dos valores, marcos identitários, patrimoniais e culturais deste traçado histórico e o mostrar ao mundo o papel que Valença e Tui desempenham, como cidades históricas e pontos de partida, até Santiago de Compostela”.

Recorde-se que a Eurocidade Tui Valença é já o segundo ponto de partida de todos os peregrinos que no mundo rumam até Santiago de Compostela.

Entre os meses de janeiro e julho saíram desta Eurocidade, rumo a Santiago de Compostela, cerca de 21.000 peregrinos, reforçando a segunda posição no ranking de origem das peregrinações a seguir a Sarria (Galiza) com 58375 peregrinos. Em terceiro lugar surge o Porto com 15698. Números que dão excelentes perspetivas para o ano em curso.

A Eurocidade Tui Valença é a porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho da Costa.

Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui de um lado e a Fortaleza de Valença do outro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES