Sexta-feira, Junho 21, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoValença celebra Feriado Municipal em honra de São Teotónio

Valença celebra Feriado Municipal em honra de São Teotónio

© CM Valença

Valença vai celebrar o Feriado Municipal em honra de São Teotónio, o primeiro Santo português, a 18 de fevereiro, homenageando as personalidades e instituições valencianas que se destacaram no último ano.

Na sessão solene, o Município de Valença vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal à jornalista Fátima Campos Ferreira, ao artista Marco Santos, à Casa Toga, ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, à ASRAR – Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença e a título póstumo a Paulo Pacheco, presidente da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins.

Outro dos momentos de destaque das comemorações prende-se com a apresentação do livro “São Teotónio – O Primeiro Santo Português – De Valença para o Mundo”, da autoria de Secundino Cunha, que pretende reforçar a importância da figura de São Teotónio para a identidade valenciana.

A sessão decorrerá às 11:00, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, contando com momentos musicais a cargo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.

Programa das Comemorações

  • 9:00 – Içar da bandeira; hino, com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho.
  • 9:15 – Deposição de coroa de flores a São Teotónio, na Coroada – Fortaleza de Valença.
  • 9:30 – Deposição de coroa de flores a São Teotónio, no lugar de Tardinhade – Ganfei.
  • 9:45 – Missa e procissão, com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei.
  • 11:15 – Sessão solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei com intervenções do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara Municipal.
  • 12:30 – Apresentação do livro “São Teotónio, o Primeiro Santo Português de Valença para o Mundo”, de Secundino Cunha.
  • 16:00 – Concerto do Coral Polifónico São Teotónio – 38º aniversário na sede da Junta de Freguesia de Ganfei

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1.000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES