Quarta-feira, Fevereiro 24, 2021
15.6 C
Braga
Início Braga Vaga de frio vai continuar. Alerta amarelo prolonga-se até domingo em Braga.

Vaga de frio vai continuar. Alerta amarelo prolonga-se até domingo em Braga.

DR

A vaga de frio vai continuar até ao início da próxima semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o alerta amarelo para o distrito de Braga até domingo, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Para os próximos dias, o céu vai estar limpo ou pouco nublado. Para esta sexta-feira e sábado, as temperaturas máximas não ultrapassam os 10º, enquanto que as mínimas vão descer até aos -2º e -3º, respetivamente.

No domingo, a máxima sobe ligeiramente para os 12º e a mínima desce até aos 0º. Na segunda e terça-feira, esperam-se valores entre os 10º e os 11º e as mínimas voltam a baixar novamente até aos -2º e -3º.

O Município de Braga deixou alguns conselhos à comunidade para se proteger desta vaga de frio, nomeadamente usar várias camadas de roupa; proteger as extremidades do corpo (luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e usar calçado adequado às condições meteorológicas;  evitar atividades físicas intensas; manter o corpo hidratado e quente; evitar bebidas alcoólicas que provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo; manter a temperatura da casa entre os 18ºC e os 21ºC; se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás manter a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando os acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação ou morte; não utilizar fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa; apagar ou desligar os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações; e promover uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa, mas evitar as correntes de ar frio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS