Segunda-feira, Maio 16, 2022
17.7 C
Braga
InícioBragaUniversidade do Minho recebeu visita do presidente da Fiocruz

Universidade do Minho recebeu visita do presidente da Fiocruz

© UMinho

O vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, recebeu esta sexta-feira a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, a principal instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. O encontro visou fortalecer as relações entre ambas as instituições, além de agilizar e potenciar mais colaborações. A comitiva da Fiocruz reuniu-se também com o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho (USDB), Eloy Rodrigues.

A visita deveu-se à cooperação das duas entidades na última década, nomeadamente no âmbito de projetos sobre a Ciência Aberta. Daí resultou um memorando e o curso online “Formação modular sobre ciência aberta”, promovido pela USDB e pela Escola Corporativa da Fiocruz. Foi também abordado o estabelecimento de parceria no âmbito da Infraestrutura Europeia de Investigação em Recursos Microbianos (MIRRI), com sede na UMinho, bem como a realização de conferências internacionais, palestras e estudos conjuntos nas áreas da sociologia, comunicação, ambiente, biotecnologia e saúde, entre outras.

Nascida em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, a Fiocruz tem como missão promover a saúde, o desenvolvimento social e gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. Está vinculada ao Ministério da Saúde brasileiro e é considerada a maior referência da investigação em saúde na América Latina. Por exemplo, tem tido um papel importante no âmbito da atual pandemia e lançou a primeira vacina brasileira contra a Covid-19.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS