Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioBragaUniversidade do Minho organiza II Jornadas de Comunicação de Ciência

Universidade do Minho organiza II Jornadas de Comunicação de Ciência

© UMinho

As II Jornadas de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho, organizadas pelos alunos e direção daquele mestrado, decorrem a 30 de abril em formato online e gratuito, contando com várias figuras da área. A iniciativa prevê a participação de perto de 500 profissionais de comunicação, investigadores, académicos e estudantes a debater o tema “Descomplicar a Ciência”. As inscrições estão abertas até dia 28.

A sessão de abertura é às 09:45, com intervenções do pró-reitor da UMinho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, do presidente da Escola de Ciências, José Manuel González-Méijome, da vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais, Madalena Oliveira, e da diretora do mestrado em Comunicação de Ciência, Elsa Costa e Silva.

As jornadas têm como objetivo refletir sobre as questões da investigação em comunicação de ciência e explorar a área a partir de quem a pratica, com ênfase nas boas práticas e nos novos formatos de comunicação de ciência da atualidade.

O painel de oradores convidados conta com o reconhecido sociólogo Massimiano Bucchi, professor de Comunicação de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trento (Itália); Mariana Alves, cofundadora do projeto “Cartas com Ciência”; Ana Rodrigues, promotora da iniciativa “À Conversa com Cientistas”; Pedro Russo, professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden (Países Baixos); Emanuel Carvalho, diretor do FIC.A – Festival Internacional de Ciência; Fábio Silva, autor do projeto “Universo Perpendicular”; a youtuber “MathGurl”, Inês Guimarães; e o ilustrador científico André Caetano.

O programa inclui, a partir das 15:00, um conjunto de workshops com o objetivo de apoiar a formação e o desenvolvimento de competências de comunicadores de ciência. Os formadores convidados são Natália Melo, investigadora do _ARTERIA_LAB da Universidade de Évora, Rui Barros, data journalist do jornal “Público”, Renata Pinto, managing partner da agência PR Influencer; e Vera Novais, jornalista do “Observador” e presidente da SciComPt – Associação Portuguesa de Comunicação de Ciência.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS