Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioBragaUniversidade do Minho organiza em Braga conferência internacional sobre migrações

Universidade do Minho organiza em Braga conferência internacional sobre migrações

Universidade do Minho

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) organiza de 27 a 29 de abril a Conferência Internacional “Humanity(ies) on the move”, em Braga, com cerca de 40 participantes de todo o mundo a debaterem as migrações, afirmando as Humanidades neste desafio global.

A abertura é esta quarta-feira, às 14:30, no Museu D. Diogo de Sousa, com a vereadora da Câmara de Braga para a Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, a presidente da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), Isabel Ermida, e o coordenador do evento e do grupo Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização do CEHUM, Orlando Grossegesse.

Seguem-se as intervenções do diretor da premiada ONG humanitária Hungarian Helsinki Commitee, Gábor Gyulai, e dos ativistas Grian Cutanda (Espanha), Bruna Kadletz (Brasil) e Mohamad Feras Al-Lahham (Síria/Brasil), a par da exibição do filme-ensaio “My land lives in me”, de Alan Gilsenan, com um percurso da Amazónia até aos campos de refugiados no Líbano e na Palestina.

O programa do segundo e terceiro dia centra-se nos auditórios B1 e B2 e do ELACH, no campus de Gualtar, com três painéis paralelos, várias palestras e apresentações de projetos de I&D e intervenção social. Os sistemas de asilo, o discurso de ódio online, as representações nos media, a tradução e interpretação para migrantes, a educação em direitos humanos e os estudos de género são alguns tópicos em análise.

A sessão de encerramento conta na sexta-feira, a partir das 16:30, com a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, Maria José Casa-Nova, e a diretora do CEHUM, Cristina Flores.

Esta iniciativa conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do CEHUM. Trata-se do culminar de um trabalho de vários anos na área, envolvendo parcerias internas entre centros de investigação da UMinho (JusGov, NEDH) e externas como o Conselho Internacional da Filosofia e das Ciências Humanas (CIPS) da UNESCO, a Cátedra Internacional José Saramago (Universidade de Vigo) e o Centre for the Study of Post-Conflict Societies (Universidade de Nottingham).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS