Segunda-feira, Maio 17, 2021
10.6 C
Braga
InícioAtualidadeUniversidade do Minho atribui Prémio de Mérito Científico a António Vicente

Universidade do Minho atribui Prémio de Mérito Científico a António Vicente

António Vicente

A Universidade do Minho entregou, na cerimónia do seu 47.º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2021 a António Vicente, investigador do Centro de Engenharia Biológica, professor e vice-presidente da Escola de Engenharia. Esta distinção é atribuída anualmente a um docente da UMinho que se tenha destacado pela sua atividade de investigação.

“É reconfortante ver a instituição que eu sirvo há tantos anos, onde comecei o meu percurso profissional, reconhecer o meu trabalho. Na verdade, é um reconhecimento extensível a todas as pessoas que trabalharam comigo e também à minha família, sem esse apoio não teria sido possível”, disse o investigador laureado.

António Vicente nasceu no Porto há 49 anos. Fez o doutoramento em Engenharia Química e Biológica em 1998 e a agregação em 2010 pela UMinho. E uma referência internacional em ciências agroalimentares, com inovações em ecoembalagens, compostos funcionais e bioativos e nanossistemas para alimentos. Venceu os “Food and Nutrition Awards” em 2015 e 2017 na categoria de investigação. Pertence ao Júri do Prémio Nacional da Agricultura desde a sua criação, em 2012.

É ainda coordenador-adjunto da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar da Ordem dos Engenheiros, membro da Internacional Society of Food Engineering e do Institute of Food Technologists (EUA) e está no board do “Journal of Food Engineering” e “Journal of Agricultural and Food Chemistry”. Soma mais de 400 apresentações em congressos, 300 artigos em revistas internacionais, 30 capítulos em livros, cinco patentes e é editor de cinco livros científicos. Está entre os 6000 cientistas mais citados do mundo, para a Clarivate Analitics, tendo mais de 13.000 citações e 120.000 leituras no portal Research Gate.

Treze cientistas distinguidos

O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 13 professores da UMinho. Foi lançado em 2009, tendo destacado desde então o trabalho de Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia, hoje no I3B’s), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José António Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências) e Leandro Almeida (Instituto da Educação) e Patrícia Jerónimo (Escola de Direito), além de António Vicente.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS