Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioAtualidadeUniversidade do Minho assinala Dia Internacional do Fascínio das Plantas

Universidade do Minho assinala Dia Internacional do Fascínio das Plantas

DR

A Escola de Ciências da Universidade do Minho associa-se esta terça-feira ao Dia Internacional do Fascínio das Plantas, apresentando online um concurso, exposições, demonstrações e palestras, visando os alunos do pré-escolar ao secundário e o público em geral.

Por exemplo, a exposição digital do concurso “Quem consegue florir melhor?” vai mostrar a beleza, diversidade e magia das flores que as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Braga criaram no último mês. Na galeria virtual “SolanArt” pode ver-se ilustrações sobre as espécies Solanaceae da flora portuguesa e brasileira, como tomateiro, tabaco e lobeira. Há ainda vários projetos do Colégio D. Pedro V, em Braga – a exposição de escultura “O Livro: um ilusório obsoleto”, que reflete as árvores como matéria-prima do livro; a mostra “Teares de Natureza”, com pequenos teares de plantas e cartão reciclado; ou a leitura encenada “Folhas Colhidas”, também com técnicas de ecoarte e usando materiais sustentáveis como terra, pedra, folhas ou ramos.

Mais há mais. Os alunos do ensino secundário podem conhecer – em várias sessões na plataforma Zoom ao longo do dia – a diversidade de microrganismos que cresce dentro das plantas, além de distinguirem espécies com flores femininas e masculinas ou a importância dos genes no sucesso reprodutivo e na produtividade destas espécies. Já os alunos do 1º e 2º ciclo vão perceber o impacto, na agricultura, dos micróbios “bons” e dos “maus”, os quais causam doenças nas plantas e muitas vezes visíveis nos frutos. Mais tarde, às 17h30, a palestra “Plants on…TOP!” conta com a professora Isabel Mina, do Departamento de Biologia da UMinho, a abordar o papel das plantas nas paisagens terrestres naturais e o contributo das coberturas verdes na naturalização de paisagens urbanas.

O programa geral tem a parceria do Centro de Biologia Funcional de Plantas, do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Associação Nacional de Coberturas Verdes, do projeto STOL – Science Through Our Lives, do Município de Braga, do Colégio D. Pedro V e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

O Dia Internacional do Fascínio das Plantas foi lançado pela Organização Europeia de Ciência de Plantas (EPSO) e é evocado por centenas de entidades em mais de 40 países. Em Portugal, envolve diversas instituições e empresas, sendo coordenado pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa. Esta iniciativa ocorre de dois em dois anos, procurando despertar o entusiasmo e a importância da ciência das plantas em diversos campos, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos à horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares. Os eventos em 2021 são sobretudo online, face ao contexto pandémico.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS