Com base num inquérito respondido por mais de 13 mil estudantes, o Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da Universidade do Minho (ObservatoriUM) apresenta esta sexta-feira os primeiros resultados do estudo sobre a “Prontidão para a Carreira dos estudantes da Universidade do Minho”, estudo realizado em setembro de 2020 com estudantes de licenciatura e mestrado integrado da instituição.
Os primeiros resultados do estudo indicam, por exemplo, que o envolvimento dos estudantes em experiências extracurriculares se relaciona positivamente com o seu nível de preparação da carreira. Este estudo tem implicações importantes para a definição de políticas da instituição, ao nível do acompanhamento dos percursos académicos e profissionais dos seus estudantes, permitindo, também, comparabilidade externa, nesse mesmo âmbito.
O documento, desenvolvido pelo ObservatoriUM sob coordenação da professora Maria do Céu Taveira, focou-se na análise do envolvimento dos estudantes na preparação do seu futuro académico e profissional. A análise pretendeu perceber até que ponto os estudantes percecionam estar equipados e a adquirir capacidades de gestão da sua carreira futura de modo a progredirem na sua vida académica e empregabilidade. Partindo desse conhecimento, o projeto recolhe informação importante para que a UMinho apoie os seus estudantes a envolverem-se em aprendizagens e experiências que ensinem como transferir para o mundo profissional, os conhecimentos e competências adquiridas no percurso letivo no ensino superior.
Após a apresentação dos resultados do inquérito que irá acontecer esta sexta-feira, inserido no seminário promovido pelo ObservatoriUM dedicado à “Prontidão de Carreira dos Estudantes”, segue-se um debate sobre o tema que juntará Robert Gilworth, docente na University of Huddersfield, no Reino Unido e membro do Conselho Consultivo do ObservatoriUM, Paulo Moura Castro, associate partner da BDO Braga e ex-aluno da UMinho e André Gomes, presidente adjunto interno da Associação Académica da UMinho.