Segunda-feira, Junho 27, 2022
14.5 C
Braga
InícioReportagemUnião de Maximinos, Sé e Cividade lança programa de capacitação digital gratuito...

União de Maximinos, Sé e Cividade lança programa de capacitação digital gratuito para a população sénior

© Sandra Antunes

O programa de capacitação digital de adultos “Eu Sou Digital” foi lançado esta terça-feira na Junta de Freguesia de Maximinos, em Braga, com o objetivo de ensinar gratuitamente a população sénior a usar a internet de forma simples.

O projeto foi desafiado pelo Município de Braga, em parceria com a Escola Profissional de Braga, para capacitar a população em termos de literacia digital onde os alunos desta escola tornam-se mentores da população sénior.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, explicou que um dos problemas maiores durante a pandemia foi o isolamento social, pelo que o projeto é uma “mais-valia” para combater este flagelo. “A parceria com a Escola Profissional de Braga para a concretização do ‘Eu Sou Digital’ reveste-se de muita importância para a nossa União de Freguesias, até porque temos um segmento da população já com alguma idade, e sobretudo na altura da Covid-19, constatou-se que um dos grandes problemas para estas pessoas mais idosas foi a solidão. Hoje em dia, as novas tecnologias poderão ser uma ferramenta que pode fazer toda a diferencia. Se uma pessoa estiver ocupada nas redes sociais tem duas vantagens: primeiro está a matar o tempo, como se costuma dizer, e ao mesmo tempo está a estimular a sua parte cognitiva”, sustentou o autarca.

“Quando a Dra. Natália lançou este desafio à nossa União de Freguesias, dissemos logo que sim porque sabemos que ainda há muitos idosos que estão completamente info-excluídos e enaltece a atitude da Escola Profissional de Braga no sentido de se abrir um bocadinho à comunidade e ao exterior, para assim proporcionar a essas pessoas essa literacia que muitas vezes podem ter relativamente à informática”, explicou Luís Pedroso.

© Sandra Antunes

Por sua vez, Natália Rebelo, membro da direção pedagógica Escola Profissional de Braga, referiu que até ao momento a instituição já capacitou mais de 60 adultos. “Temos presentemente uma bolsa de 100 mentores, ou seja, 100 alunos capacitados e o nosso pontapé de saída é dado hoje com a Junta de Maximinos, Sé e Cividade. O próximo grupo a ser recebido será exclusivamente desta União de Freguesias e esperemos que ao longo do tempo possamos receber mais grupos e criarmos aqui também uma experiência muito interessante para ambas as partes. A nossa escola está de portas abertas para todos os fregueses desta união que queiram elevar as suas capacidades digitais. Estamos a falar de criar um e-mail, de consultar redes sociais e fazer chamadas com alguns familiares que se encontram além-fronteiras, e é uma forma de quebrar esse isolamento do qual muitos idosos são vítimas hoje em dia”, disse Natália Rebelo.

Os interessados poderão contactar a Junta de Freguesia Maximinos, Sé e Cividade para efetuar a inscrição no programa “Eu Sou Digital”. Será disponibilizado ainda uma tablet a cada aluno que será cedido pelo programa.

O programa tem o objetivo de capacitar 1 milhão de pessoas até ao ano de 2023 e pretende combater o isolamento social.

Na conferência de imprensa da apresentação do programa “Eu Sou Digital” também marcou presença José Oliveira, diretor pedagógico da Escola Profissional de Braga.

Para mais informações, consulte o site eusoudigital.pt.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS