A Escola de Economia e Gestão da UMinho presta, esta terça-feira, uma homenagem à sua professora catedrática Lúcia Rodrigues, recentemente falecida. A sessão realiza-se às 15:00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.
A iniciativa conta com intervenções da presidente da Escola de Economia e Gestão, Cláudia Simões, do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, do presidente da Comissão de Normalização Contabilística (CNC), José Azevedo Rodrigues, dos autores britânicos Russell Craig e Alan Sangster, que publicaram obras com Lúcia Lima Rodrigues, e de dois ex-alunos de doutoramento da homenageada, Amélia Carvalho e Jaime Fernandes Ferreira.
Prevê-se, ainda, depoimentos dos professores Helena Isidro (ISCTE), Elísio Brandão (Universidade do Porto), Leonor Fernandes Ferreira (Nova SBE, Universidade Lusíada), Minoo Farhangmehr e Tânia Montenegro (ambas da UMinho). Depois, vai ser entregue um livro de condolências à família de Lúcia Lima Rodrigues. O encerramento fica a cargo do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira.
Em comunicado, a UMinho refere que Lúcia Lima Rodrigues “é uma referência nacional na Contabilidade”, com vasta obra na área. Coordenou o Comité de Normalização Contabilística Público, vice-presidiu a CNC e dirigiu o Colégio de Contabilidade Financeira e a Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Representou Portugal em vários organismos contabilísticos, como a European Accounting Association e o European Public Sector Accounting Standards Group do Eurostat. Fez consultoria para o Tribunal de Contas, o Banco de Portugal e a Ordem dos Contabilistas Certificados, entre outros. Na UMinho, foi membro do Conselho Geral, vice-presidente da EEG, diretora do Departamento de Gestão e responsável da Área de Contabilidade. Venceu o “Prémio Enrique Fernández Peña de História da Contabilidade” e, em 2022, estava no top 10 nacional em Gestão do ranking de cientistas Research.com.