Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
AtualidadeUMinho recebe iniciativas do Governo

UMinho recebe iniciativas do Governo

© UMinho

A UMinho acolhe, esta quarta e quinta-feira, a visita de vários elementos do Governo no âmbito da iniciativa “Governo + Próximo” que o executivo tem levado a cabo nos distritos do país. Um dos destaques vai para a reunião da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CTES), Elvira Fortunato, com a equipa reitoral que irá acontecer esta quarta-feira, no campus de Azurém, a partir das 12:00. Para além deste encontro de trabalho, Elvira Fortunato irá visitar na parte da tarde as instalações do DTx CoLAB, Done Lab, ProChild e do Super Computador Deucalion.

Ainda no campus de Azurém, pelas 15:30, irá ser apresentado o ponto de situação do protocolo de cooperação firmado entre a UMinho e a Infraestruturas de Portugal. Pelas 16:00, no Auditório Nobre do campus de Azurém, irá decorrer a cerimónia do Prémio de Imprensa – Desporto com Ética 2022. A cerimónia irá ser presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. A entrada é gratuita e requer confirmação através do formulário online.

Governantes com aulas abertas para estudantes da UMinho

Já no campus de Gualtar, em Braga, o dia arranca com uma aula aberta de Fernando Medina, Ministro das Finanças, na Escola de Economia e Gestão. A iniciativa acolhida pela Escola de Economia e Gestão tem início às 11:00 no Auditório dst. A aula aberta “Perspetivas e Desafios da Economia Portuguesa” é aberta a todos os estudantes da Escola e a participação é alargada a toda a comunidade académica.

Na parte da tarde, pelas 16:00, o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, estará no auditório Nobre da Escola de Direito, no âmbito da iniciativa “Europa Aqui – Respostas europeias à pandemia, à guerra e seus impactos”, um encontro-debate com estudantes que visa discutir temas do projeto de construção europeia e da sua atualidade. Nesta sessão irá ser apresentada a Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias, que o Governo aprovou recentemente para estimular a candidatura a postos de trabalho na UE e reforçar o número dos funcionários portugueses nas instituições europeias. A sessão é aberta à comunidade e conta com a participação de todos os interessados.

Esta nova edição do «Governo + Próximo» realiza-se a 3 e 4 de maio no distrito de Braga. primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado estarão no distrito privilegiando os contactos de proximidade, auscultando os representantes locais e promovendo o desenvolvimento económico e social da região. O programa inclui dezenas de iniciativas e uma reunião descentralizada do Conselho de Ministros que irá acontecer, a 4 de maio, no Mosteiro de Tibães.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES