Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioEducaçãoUMinho recebe discussão sobre software livre e inteligência artificial para bibliotecas
spot_img

UMinho recebe discussão sobre software livre e inteligência artificial para bibliotecas

© UMinho

A UMinho recebe, esta terça e quarta-feira, 28 e 29 de novembro, o 2.º Encontro da Comunidade Koha Portugal, no auditório B1, no CP 2 do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa reunirá um conjunto alargado de profissionais da informação para discutirem as possibilidades do software livre e da inteligência artificial para bibliotecas, tendo como base o “Koha” – um programa de código aberto para a gestão de bibliotecas, utilizado mundialmente. Organizado pelo Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal, este encontro tem como objetivo permitir a reflexão em torno dos desafios que hoje são enfrentados pela sua comunidade e perceber como a mesma se pode reforçar e colaborar para o desenvolvimento de competências dos utilizadores. 

No primeiro dia, a partir das 11:00, com a moderação do diretor da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas, irá acontecer a primeira intervenção do encontro, proferida pela professora auxiliar no Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho, Dalila Durães. A docente da UMinho – que é ainda presidente da IEEE in Computational Intelligence Society, Portugal Chapter e membro dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial – irá falar acerca das “Bibliotecas Inteligentes: Desafios e Oportunidades”. Ainda no primeiro dia, a partir das 14:00, haverá a intervenção da bibliotecária do Departamento do Sistema de Bibliotecas da Xunta de Galicia, Elena Sanches-Muñoz, que irá abordar a “Implantación del sistema de gestión bibliotecaria Koha en una Red. El caso de la Rede de Bibliotecas Públicas de Galicia“, assim como a palestra da presidente da Associação de utilizadores KOHA França, Sonia Bouis, que irá falar de “The KohaLa story: how an association can encourage and sustain the use of Koha“. Estão ainda previstas apresentações de Pecha Kuchas até às 18:00, hora em que se iniciarão visitas guiadas à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Biblioteca Pública de Braga e ao Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa, atividades que contam com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

No segundo dia, até às 16:00, estão previstos nove workshops sobre as funcionalidades do Koha. Os trabalhos culminam com um discussão acerca do que caminhos se pretende encontrar para fortalecer a Comunidade Koha em Portugal. Esta sesão, moderada por Eloy Rodrigues, contará com Bruno Eiras (DGLAB), Catarina Viana (BMTF/RBAV), Cristina Cortês (SBIDM-UA), Paula Carvalho (FCT), Rafael António (GT Koha PT). O Encontro será encerrado às 17:00 pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

O Koha é um software Open Source para gestão integrada de serviços de bibliotecas disponibilizado em acesso aberto a nível mundial em 2000 e adotado em Portugal desde 2007. O Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal surgiu em 2017 pela vontade de cooperação entre várias instituições do ensino superior e, na atualidade, integra igualmente bibliotecas municipais.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES