Terça-feira, Fevereiro 13, 2024
16.7 C
Braga
InícioEducaçãoUMinho organiza conversa com "Cancro em perspetiva"

UMinho organiza conversa com “Cancro em perspetiva”

© UMinho

O Instituto de Investigação em Ciências da Saúde (ICVS) da UMinho vai assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, através da organização do evento “Cancro em Perspetiva” que irá decorrer durante a manhã do dia 5 de fevereiro e que terá lugar na Escola de Medicina da Universidade do Minho. A iniciativa visa apresentar a investigação em cancro do ICVS, bem como promover o debate sobre a investigação realizada e como esta pode ajudar na compreensão e tratamento da doença.

A sessão, que terá entrada gratuita, está destinada a estudantes, investigadores, professores, profissionais de saúde e público em geral e contará com a participação de associações de doentes com cancro, investigadores e médicos. Depois da abertura, pelas 09:10, Rui Henrique (IPO-Porto) irá fazer a primeira intervenção do dia onde apresentará o “Papel da investigação na compreensão e tratamento do cancro”. Seguidamente, pelas 10:00, a investigadora do ICVS, Fátima Balazar, fará uma breve apresentação da investigação em cancro do ICVS e haverá ainda espaço para, às 10:45, acontecer uma sessão de apresentação das associações de doentes Evita e Europacolon.

A fechar a manhã, pelas 11:45, decorre no auditório A0.03 da Escola de Medicina uma conversa que será moderada por Fernando Castro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A sessão contará com as intervenções dos investigadores do ICVS, Bruno Costa e Marta Costa, com os médicos Ricardo Fernandes (Hospital de Braga) e Luís Figueiredo (Grupo Trofa Saúde) e ainda com Cristina Nogueira e Vítor Neves, representantes das associações Evita e Europacolon, respetivamente.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES