Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.3 C
Braga
EducaçãoUMinho inaugura polo de engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa em...

UMinho inaugura polo de engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa em Guimarães

© UMinho

É um dos maiores polos europeus de investigação em engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa. O TERM Research Hub/Instituto Cidade de Guimarães vai ser inaugurado esta quarta-feira, dia 10, pelas 10:15, no Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da Universidade do Minho, situado no Avepark, em Barco, Guimarães.

A sessão conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes. Estão também a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do I3Bs, Rui L. Reis.

O edifício, que acolhe o Tissue Engineering and Regenerative Medicine (TERM) Research Hub da UMinho, articula-se com o edifício do Grupo 3B’s, também sede do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. Trata-se do maior projeto aprovado no Roteiro Estratégico de Infraestruturas Científicas Nacionais, com 10.8 milhões de euros financiados pela CCDR-N e pela FCT, tendo ainda o apoio de 1.25 milhões do Município de Guimarães.

O projeto é um marco da investigação portuguesa e europeia na área, traduzindo-se em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente. Esta infraestrutura pretende ainda oferecer condições únicas para atrair talento científico internacional, estimulando a competitividade do setor e melhorando a economia e a sociedade a vários níveis.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES