Quarta-feira, Junho 19, 2024
20.6 C
Braga
EducaçãoUMinho de portas abertas na Semana da Ciência e da Tecnologia

UMinho de portas abertas na Semana da Ciência e da Tecnologia

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) vai estar de portas abertas na Semana da Ciência e da Tecnologia e com 25 atividades para o público. De 20 a 26 de novembro, um pouco por todo o país, o programa da Semana da Ciência e da Tecnologia visa aproximar a sociedade da ciência, mostrar o quotidiano dos investigadores e estimular os jovens a seguir áreas científico-tecnológicas.

Na UMinho, a Escola de Ciências (ECUM) associa-se a esta Semana promovendo o “Encontro Ciência e Tecnologia na Exploração Espacial”, iniciativa que acontecerá na sexta-feira, dia 24 de novembro. Este Encontro é dirigido a alunos que frequentem atualmente o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário de todo o país, nomeadamente os que integram os Clubes Ciência Viva na Escola. O evento visa promover o ensino das ciências junto do público escolar, evidenciando o papel das ciências básicas e fundamentais na área da exploração espacial e o seu programa inclui uma mesa redonda com especialistas e a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos das escolas participantes. Para além desta iniciativa, a ECUM e o Instituto de Ciências Sociais (ICS) são as promotoras do Science Film Fest, um festival internacional de curtas-metragens de ciência, online e totalmente gratuito. O festival é focado na promoção da comunicação de ciência através do cinema, promovendo o diálogo entre ideias e conceitos científicos e narrativas audiovisuais de conteúdo criativo, acessível a diversos públicos.

Já o Centro de Engenharia Biológica (CEB) dinamiza este ano seis atividades em torno da Biotecnologia e da Bioengenharia e que arrancam a 20 de novembro com propostas para as escolas. Aí, os investigadores do CEB vão levar “pequenos cientistas” numa viagem pelo mundo dos microrganismos e mostrar porque são os nossos maiores aliados, numa ação que acontece em diversas escolas da região. A 22 de novembro, a Casa do Conhecimento de Vila Verde abrirá as suas portas para uma experiência única de descobertas científicas com investigadores do CEB a expor projetos e experiências fascinantes. Esta é uma oportunidade de ver o mundo da Biotecnologia e Engenharia Biológica a ganhar vida. A 23 de novembro, numa iniciativa aberta a toda a comunidade, realiza-se a CEB Talk 2023, sessão que vai reunir alguns dos investigadores mais conceituados do CEB num momento de descontração e descomplicação de conhecimentos sobre as suas áreas de investigação. A iniciativa acontece na FNAC do Braga Parque e inicia-se às 17:00.

A fechar a semana o CEB promove dois dias abertos durante os quais é possível visitar alguns dos seus laboratórios no campus de Gualtar, em Braga. Na sexta-feira, durante a tarde, as portas do CEB abrem-se para alunos de várias escolas da região e no sábado, dia 25, entre as 10:00 e as 13:30 é a vez do público em geral ter a oportunidade de conhecer por dentro os laboratórios e saber mais sobre o trabalho dos seus cientistas. Ao longo de toda a semana será ainda possível realizar uma visita virtual ao Centro.

I3B’s com portas abertas

O Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da UMinho irá ter as suas portas abertas ao longo de toda a semana para que alunos de escolas secundárias da região e público em geral possam visitar as instalações e estar em contacto com a atividade e os investigadores do Grupo de Investigação 3B’s. Estas visitas acontecem mediante marcação e passarão pelos diferentes laboratórios do Grupo de Investigação 3B’s. Juntamente com estas ações descentralizadas, serão ainda promovidas iniciativas e dinâmicas internas de networking dirigidas a novos alunos e Investigadores do Grupo de Investigação 3B’s. Neste particular, o destaque vai para os seminários “Ciência Falada” e Science Treasure Hunt, atividades dinamizadas pelos investigadores do Grupo no dia 24, o Dia Nacional da Cultura Científica. Paralelamente, e ao longo de toda a semana, serão promovidas várias ações de divulgação científica sobre a atividade do Grupo de Investigação 3B’s, através das redes sociais existentes.

Novas abordagens no campo da educação

Na área da educação, o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) leva a cabo seis iniciativas em que coloca os seus investigadores em contacto com os jovens estudantes. A semana arranca com o workshop “A influência das práticas de liderança nos resultados académicos dos alunos e no trabalho dos professores”, destinado a estudantes universitários e onde serão explorados aspetos fundamentais do trabalho docente, nomeadamente os fatores que influenciam os resultados escolares dos alunos e as suas implicações para o desenvolvimento da profissão docente. Esta atividade será dinamizada pelas investigadoras Assunção Flores e Eva Fernandes e decorrerá no dia 20 de novembro, às 16:00, e no dia seguinte, às 17:00. Nesses mesmos dias decorrerá o debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores” que se destina aos estudantes universitários e que irá procurar fomentar um diálogo construtivo e promover a reflexão crítica sobre a avaliação no contexto educacional. A iniciativa será dinamizada por Diana Pereira e decorrerá às 16:00 do dia 20 de novembro e às 17:00 do dia seguinte, 21 de novembro.

No terça-feira, dia 21 de novembro a iniciativa “À descoberta das narrativas” irá convidar os participantes a explorarem o mundo das narrativas através de atividades dinâmicas de exploração e criação de histórias digitais. A sessão será promovida pelas investigadoras Cristina Sylla e Maitê Gil e decorrerá a partir das 15:00. No dia seguinte, 22 de novembro, a partir de uma foto tirada a um espaço/lugar que valorizem na escola, a investigadora do CIEC, Eva Fernandes, vai convidar os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, a construir uma narrativa através da qual darão a conhecer e justificarão porque é que aquele espaço, objeto ou momento é importante para a sua aprendizagem, destacando os seus pontos fortes e o que gostariam que fosse melhorado para potenciar a sua aprendizagem. Este workshop tem a duração de duas horas e início marcado para as 14:30. A 23 de novembro, a “Ciência ao Café” está de volta ao campus de Gualtar, em Braga, para analisar estratégias e modos de fazer ciência, sobretudo no que diz respeito à metodologia de investigação em ciências sociais. A iniciativa insere-se no âmbito do “Café de Ciência” que promoverá, ao longo da semana, em todo o país, dezenas de debates sobre temáticas variadas. À margem destas atividades o CIEC irá promover a partir de terça-feira e ao longo de toda a semana a exposição fotográfica com imagens de microscopia ótica, obtidas nas aulas de Ciências da Natureza I, do 1.º Ano de Educação Básica. Esta exposição, dinamizada por Eva Fernandes, servirá para despertar a curiosidade noutros alunos e público em geral para o conhecimento científico.

Já o Centro de Investigação em Educação (CIEd) promove a 22 de novembro a 5.ª edição do “Diálogos em Rede – Gestão eficaz do tempo durante o doutoramento”. A iniciativa é organizada pelo Ciência Viva e destina-se aos doutorandos do CIEd, tendo como objetivos refletir acerca dos desafios e oportunidades decorrentes da frequência do doutoramento, promover a adoção de atitudes e comportamentos conducentes à gestão eficaz do tempo durante o doutoramento e promover a partilha de experiências entre os estudantes e o sentido de pertença. A sessão será dinamizada pelas investigadoras do CIEd, Carolina Jardim e Joana Casanova, e terá lugar no Instituto de Educação a partir das 14:30.

Juiza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo aborda morosidade da justiça

O Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) da Escola de Direito da UMinho (EDUM) preparou um programa especial para a edição deste ano com cinco iniciativas que irão decorrer ao longo da semana. A primeira sessão, “À conversa sobre investigação em Justiça e Governação”, decorre na terça-feira, 21 de novembro, e, a partir de um formato descontraído e informal, pretende dar a conhecer a existência de programas que visam estimular a iniciação na investigação científica e o excelente trabalho que jovens investigadores podem desenvolver. No dia seguinte serão promovidos dois debates interativos entre as 10:30 e as 12:30. O primeiro será em torno do tema “Slowfashion: seguindo as tendências preservando o ambiente” procurando explicar o motivo pelo qual devemos repensar a forma como consumimos roupas e as formas como o podemos fazer todos os dias. Este workshop será dinamizado pela investigadora Marta Santos Silva, especializada no domínio do Direito do Consumo e Produção Sustentáveis. A segunda parte será dedicada à “Privacidade e segurança na internet: a proteção de dados veio para atrapalhar? À conversa sobre questões práticas do dia a dia na rede” com o formato de uma conversa dinamizada pela investigadora do JusGov, Gema Pérez Souto, dirigida, especificamente, aos jovens, nativos digitais, e procurando a promoção da utilização responsável e segura da internet.

A Juiza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo, Ana Celeste Carvalho, e a advogada, Serena Cabrito Neto, estarão à conversa, a 24 de novembro, com os estudantes da UMinho. Este será um debate sobre a atual morosidade dos processos da justiça administrativa e tributária desde o ponto de vista da prática jurídica de uma juíza e uma advogada e acontece a partir das 10:00 no Auditório Nobre da EDUM. A semana termina com o “Seminário Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil”, atividade que corresponde a uma ação de divulgação da atividade de investigação realizada no JusGov, bem como da sua interação com outras instituições, nacionais e internacionais, tendo como destinatários-alvo o público, em geral, e os estudantes universitários, em particular. Esta sessão acontece a partir das 14:30, na Sala de Audiências da EDUM.

Jornadas EPSI em destaque

A Escola de Psicologia da UMinho (EPsi), através do seu Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), também se associa este ano à Semana da Ciência e da Tecnologia. Ao longo de toda a semana, integrados na Jornadas EPsi 2023, serão promovidas conferências, debates, visitas, mostras e provas de mestrado, mas o destaque vai para o último dia das Jornadas com iniciativas que assinalam o Dia da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica. Assim, às 09:30, o CIPsi dar-se-á a conhecer na sessão “Comunicação em ciência: Os desafios da Psicologia”. Nesta sessão serão abordados a organização, gestão e funcionamento do CiPsi enquanto recurso estruturante da EPsi, assim como dos seus docentes e investigadores. A partir das 11:00, a doutorada em Psicologia Aplicada, íris Oliveira, irá abordar o tema “Competências para a vida do Psicólogo” numa sessão que terá lugar no Auditório Multimédia da EPsi. Ainda na parte da manhã, o CIPsi convida o psicolinguista com formação interdisciplinar em Ciência Cognitiva, Linguística, Neuropsicologia Cognitiva e Ciência da Computação, Ian Simpson. O investigador da Universidade de Granada irá proferir uma intervenção com o tema “A field at the crossroads – Can implicit statistical learning be measured in real time”. Da parte da tarde haverá uma mostra de projetos de investigação, pelas 13:00, seguida da abertura de portas dos laboratório que acontecerá às 14:00. O dia termina com a mesa redonda onde será debatida a “Comunicação em Ciência – Os desafios da Psicologia”. A sessão que terá lugar no Auditório Multimédia da EPsi a partir das 16:00 terá a moderação de Ana Seara Cardoso do CIPsi e juntará a docente do Instituto de Ciências Sociais, Elsa Costa e Silva, o coordenador de comunicação de ciência na LARSyS, Daniel Ribeiro, e a responsável por comunicação e marketing e produtora audiovisual e de eventos, Ana Isabel Guimarães.

A Semana da Ciência e Tecnologia é uma iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e tem como objetivo promover a ciência que se faz em Portugal. Durante esta semana acontece também o Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro, data de nascimento do professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES