O início do ano letivo acontece por estes dias na Universidade do Minho (UMinho) e já decorrem, nos campi universitários, as atividades do “Programa de Acolhimento”. Este programa organizado pela UMinho, em colaboração com a Associação Académica da UMinho (AAUMinho), foi pensado para receber e integrar os cerca de 3000 novos estudantes que ficaram colocados na instituição na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
O destaque vai para as atividades desta sexta-feira, dia 6 de setembro, em que os novos estudantes serão recebidos por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Margarida Isaías, presidente da AAUMinho e João Cardoso Rosas, presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho. A sessão, que contará com uma intérprete de língua gestual portuguesa, acontece pelas 15:30 e terá lugar no Anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão (EEG), no campus de Gualtar, em Braga.
Este momento constituiu uma sessão solene de boas-vindas para os novos estudantes e marca oficialmente o início do ano letivo na instituição e terá o apoio da Comissão Comemorativa do 50.º aniversário da UMinho. Esta sessão foi idealizada de forma a proporcionar um encontro informal entre os estudantes e a academia, promovendo o convívio entre colegas, ao mesmo tempo que se potencia um primeiro contacto dos novos alunos com a vida académica, num ambiente descontraído e acolhedor.
A sessão de boas-vindas constitui ainda uma oportunidade para os responsáveis na instituição transmitirem aos novos estudantes os valores e a missão da Universidade que os acolhe. Após a sessão oficial de boas-vindas terá lugar no mesmo espaço, pelas 16h30, um momento musical. Na sequência disso, e pelas 18:00, arrancará o “Sunset Cultural”, um momento de celebração e partilha com a atuação de diversos grupos culturais da nossa academia.Ainda na manhã do mesmo dia, haverá lugar ao “Acolhimento pelas Unidades Orgânicas”, momento em que cada Escola e Instituto dará as boas-vindas aos seus novos estudantes. Os seus programas integram a apresentação das instalações, serviços e equipas docentes de cada curso. Segue-se, pelas 12:00, em vários espaços do campus de Gualtar, um almoço piquenique, altura que reúne todos os novos estudantes da UMinho. De seguida, a atividade conjunta concentra-se junto ao anfiteatro natural da EEG onde se inicia, pelas 14:00, um momento recreativo com a presença de um dj, ao mesmo tempo que acontece a mostra associativa e dos grupos culturais. Neste dia irá ainda acontecer uma outra sessão de boas-vindas e acolhimento, “Welcome day Erasmus”, desta feita destinada a estudantes de intercâmbio que chegam de pontos do mundo para prosseguir os seus estudos na UMinho.
Este “Programa de Acolhimento” começou já no início desta semana com a formação de estudantes que acolhem e apoiam a integração dos novos estudantes e com o GPS pelos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). Esta iniciativa já contou com a participação dos “embaixadores UMinho”, estudantes mais velhos que deram a conhecer os diferentes espaços da Universidade a quem acaba de chegar. Ao longo destes dias está ainda a decorrer uma “Mostra de Núcleos”, um momento em que os núcleos e associações dos diferentes cursos da UMinho se apresentam aos novos estudantes e até ao início de outubro está já definida a realização de outras atividades, todas elas promovidas no contexto do “Programa de Acolhimento” da UMinho, da AAUMinho, das Unidades Orgânicas e de setores diversos da academia.