Domingo, Setembro 25, 2022
15.5 C
Braga
InícioBragaUMinho coordena 7ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico

UMinho coordena 7ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) coordena, em conjunto com a Universidade de Aveiro (UA), mais uma edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico. A 7ª edição desta iniciativa irá juntar a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, 21 instituições de ensino universitário e politécnico em Portugal que voltam a dar continuidade à sua aposta na colaboração e partilha de recursos com vista à formação pedagógica dos seus docentes. O programa decorrerá até 16 de setembro, propondo 37 sessões de desenvolvimento pedagógico.

O programa desenvolve-se inteiramente online com formações em diferentes áreas. Foram disponibilizadas cerca de 2000 vagas para docentes das instituições participantes que poderão assim usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições nas várias áreas que compõem a docência no Ensino Superior. O número de inscrições nesta edição é de 3464, o maior número de sempre, e corresponde a 1206 docentes inscritos em até três sessões. Nesta iniciativa a UMinho/Centro IDEA irá dinamizar duas sessões: Estudantes Ativamente Envolvidos nas aulas os seus Telemóveis: Estratégias de Utilização de Audience Response Systems (ARS) e Gamificação, cada uma com 80 vagas totalmente preenchidas e com lista de espera. A promoção do pensamento crítico e criativo, problem-based learningdesign thinking, nano, micro e macro inovação pedagógica, b-learning, monitorização e avaliação da evolução no ensino a distância, flipped learning, impressão 3D no contexto pedagógico e aprendizagem cooperativa são alguns dos restantes temas a abordar nas sessões previstas ao longo das duas semanas de atividades.

As instituições de ensino superior, com o objetivo de criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes, têm procurado melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo. As “Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico” procuram abrir portas a partilhas de experiências pedagógicas, possibilitando que estas envolvam diretamente docentes de instituições dos dois subsistema de ensino superior. Ao contribuir para estas Jornadas, as instituições participantes enriquecem os seus programas internos com maior diversidade de áreas formativas.

Para além da UMinho e da UA, participam nesta iniciativa as universidades dos Açores, Algarve, Beira Interior, Porto, Lisboa, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro, Católica, Portucalense, Lusófona e os institutos politécnicos do Cávado e do Ave, Porto, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo, bem como o Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS