Terça-feira, Junho 17, 2025
21.6 C
Braga
BragaUMinho assinala 80 anos do fim da II Guerra Mundial

UMinho assinala 80 anos do fim da II Guerra Mundial

Conferência alusiva aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial realiza-se na quinta-feira, em Braga.

DR

A Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, recebe esta quinta-feira uma conferência alusiva aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial, com dez oradores de várias áreas. A iniciativa do mestrado em Direitos Humanos da UMinho (a celebrar 20 anos) é aberta ao público e vai também refletir sobre a incerteza da atual ordem mundial, além dos meios para prevenir conflitos e para manter/restabelecer a paz.

A sessão de abertura conta, às 10:00, com o vice-presidente da EDUM, Marco Gonçalves, e a coordenadora do Grupo de Direitos Humanos do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação, Teresa Coelho Moreira. O primeiro painel vai juntar o presidente da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, João Rosas, e os docentes da EDUM Assunção Vale Pereira, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Sofia Pinto Oliveira.

De tarde, às 14:30, há uma mesa redonda com os professores Jorge Rodrigues, da Porto Business School, José Palmeira e Luís Aguiar-Conraria, ambos da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho, e Wladimir Brito, da EDUM. O encerramento é pelas 16:30.

A II Guerra Mundial terminou oficialmente na Europa a 8 de maio de 1945, com a rendição da Alemanha, poucos dias após Adolf Hitler morrer. Esse dia é feriado em vários países, aludindo ao Dia da Vitória sobre o Fascismo (Eslováquia, Ucrânia), Dia da Vitória Europeia (França, Reino Unido) e Dia da Libertação (Países Baixos). A II Guerra Mundial começou em 1939 com a invasão da Polónia e envolveu dois blocos (Aliados vs. Eixo). Resultou em destruição massiva e em 70 a 85 milhões de mortos, incluindo 6 milhões de judeus. Terminou globalmente a 2 de setembro de 1945, com a rendição do Japão após as bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES