A Escola de Ciências da UMinho (ECUM), em Braga, recebe este sábado, dia 27, a final nacional das “Olimpíadas de Química Júnior”. O evento junta 60 alunos do 8º e 9º anos de 20 escolas de todo o país, que se destacaram nas dez semifinais regionais.
Na final, cada equipa de três alunos vai ser distribuída a partir das 11:00 pelos laboratórios do Departamento de Química e pelo anfiteatro da ECUM. O objetivo é efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. Às 15:00 procede-se à entrega de prémios às três melhores equipas. A equipa vencedora poderá representar Portugal nas “Olimpíadas Europeias da Ciência”, previstas para 2024.
Mais cedo, às 10:30, a sessão de abertura conta com os discursos de Joaquim Faria, presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que coorganiza a iniciativa, e da parte da UMinho com a pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, o presidente da ECUM, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Química, Luís Monteiro, e a professora Susana Costa, representante da organização.
O programa do evento inclui ainda, às 12:30, a palestra “Ciência doméstica: uma curiosidade histórica no ensino da Química?”, pelo professor João Paulo André, e às 14h30, a palestra “Resíduos orgânicos: como transformar um problema em solução”, pela professora Fátima Bento.
Esta iniciativa anual, cuja final de 2015 já tinha sido realizada na UMinho, pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas e, também, aproximar o ensino básico e as universidades. A organização local envolve as professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Silva, Susana Costa, Manuela Raposo e Sílvia Lima, do Departamento/Centro de Química da UMinho.