Domingo, Outubro 2, 2022
18.4 C
Braga
InícioBragaUm em cada três ensaios clínicos em Portugal foram feitos no Centro...

Um em cada três ensaios clínicos em Portugal foram feitos no Centro Clínico Académico de Braga

© SNS

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), uma parceria entre a Escola de Medicina (EM) da Universidade do Minho e o Hospital de Braga, reforçou a liderança na realização de ensaios clínicos em Portugal, depois de ter realizado mais de um terço dos ensaios em território nacional. A percentagem é particularmente elevada nos ensaios clínicos mais avançados, de fase III e IV, onde mais de metade foram realizados na cidade minhota.

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), sediado no Hospital de Braga, realizou, no primeiro semestre de 2021, e de acordo com os dados disponibilizados pelo INFARMED, mais de 38,75% dos ensaios clínicos em Portugal.

Assim, dos 247 estudos clínicos que decorreram no ano de 2021, 107 são ensaios clínicos e os restantes 140 são estudos clínicos observacionais e estudos clínicos com dispositivos médicos.

Ainda durante este mesmo período, foram realizadas mais de 1800 consultas presenciais em diferentes áreas terapêuticas como, desde a neurologia à oncologia e pediatria, por exemplo. Além das consultas realizadas, os participantes em ensaios clínicos e outros estudos clínicos no 2CA cresceram cerca de 50% com mais de 750 participantes envolvidos nos estudos clínicos.

“Estes resultados mostram a importância de investir nas nossas estruturas de saúde e na articulação entre a academia, a ciência e a clínica para continuar a melhorar os nossos cuidados de saúde”, sustenta Nuno Sousa, presidente do 2CA-Braga. “Quando mais de um terço dos ensaios clínicos são realizados no 2CA, este é um dado especialmente importante para as nossas instituições, mas também para todo o país, realçando o trabalho de excelência feito no 2CA e a investigação de qualidade em todo o país”, refere.

“O 2CA-Braga é um pilar dos cuidados de saúde e uma peça determinante para o futuro das práticas médicas”, explica Nuno Sousa, também presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Para João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, “os resultados da atividade do 2CA são, sem dúvida alguma, uma referência nacional e internacional no que diz respeito à área da investigação em saúde.

Reitera, ainda que “o Hospital de Braga mantém-se ativo e cooperante com todos os projetos para assim continuar a contribuir para a melhoria contínua da saúde da população. Todos os ensaios clínicos têm o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga e o objetivo é continuarmos este caminho de trabalho conjunto dinamizando e potenciando os melhores resultados para os estudos em curso”.

O 2CA-Braga está a realizar ensaios em 28 áreas terapêuticas, de iniciativa da indústria farmacêutica e de iniciativa do investigador/académicos. A neurologia lidera no número de estudos clínicos, com 42 que decorreram em 2021, dos quais 32 ensaios clínicos e 10 estudos clínicos observacionais, seguida da oncologia, gastroenterologia e psiquiatria.

Este centro de ensaio tem vindo a aumentar a cada ano que passa o número de ensaios clínicos em fases mais avançadas. Em 2018 foi responsável por 33,33% dos ensaios de fase III e 25% de fase IV, sendo que, este ano, realizou 56,5% dos ensaios de fase III e 50% dos ensaios de fase IV.

O 2CA-Braga conta atualmente com uma equipa dedicada de 17 profissionais, composta por enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos, gestores de projetos I&D,monitores de ensaios clínicos, bioestatísticos e assistente de estudos clínicos em que todos os ensaios clínicos têm sempre o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS