Terça-feira, Junho 18, 2024
15.1 C
Braga
RegiãoFafeTrustEnergy inaugura projeto de sobreequipamento do parque eólico de Terras Altas de...

TrustEnergy inaugura projeto de sobreequipamento do parque eólico de Terras Altas de Fafe

© iStock

A TrustEnergy inaugura amanhã, em Várzea Cova, o projeto de sobreequipamento do parque eólico de Terras Altas de Fafe, projeto incluído num programa de sobreequipamento de parque eólicos do Grupo, que representa um investimento superior a 45 milhões de euros.

Para além do parque Eólico de Fafe, o sobreequipamento está também a ser implementado nos parques eólicos da TrustEnergy em Ralo, Nave e Mourisca, nos municípios de Celorico da Beira e Vila Nova de Paiva.

O projeto de sobreequipamento dos quatro parques eólicos permitiu instalar 11 novas máquinas Vestas V150, aumentando a capacidade instalada em 49,5 MW. A TrustEnergy, perseguindo os seus objetivos de assegurar energia limpa para o sistema elétrico nacional, aumenta assim a sua capacidade eólica instalada em mais de 10%, de 489 MW para 538,5 MW.

Esta operação insere-se numa estratégia de expansão da capacidade instalada de geração eólica e da otimização dos pontos de injeção existentes contribuindo para um sistema energético mais sustentável.

O sobreequipamento destes parques eólicos da TrustEnergy tem o potencial de abastecer com energia elétrica uma população de cerca de 102 mil pessoas e 42 mil habitações, evitando a emissão de 63.600 toneladas de CO2. O Parque Eólico de Terras Altas de Fafe tem a capacidade de suprimir não só os consumos de Fafe e Cabeceiras de Basto, como de outros concelhos em redor.

Cada máquina é constituída por uma torre de 4 troços de tubos com 105 metros de altura, dispondo no seu topo de uma nacelle com um drive train e um hub e 3 pás com um diâmetro total de 150 metros. Estes componentes, com pesos individuais que atingem as 60 toneladas, foram elevados por gruas especiais a alturas superiores a 120 metros.

Os trabalhos para o sobreequipamento foram executados em condições atmosféricas adversas, com ventos por vezes elevados, temperaturas altas no verão e precipitação e neve intensa no inverno.

A implementação destes projetos contou com a participação das empresas Vestas, CME, WindPark, Siemens Energy, Siemens S.A. e Quadrante, através de uma estreita colaboração com a equipa da Trustenergy. Após 1 ano e 85 mil horas trabalhadas em obra foi possível pôr de pé com sucesso esta iniciativa e atingir a meta de zero acidentes que é um objetivo crucial para a empresa tanto nos projetos de construção como na operação e manutenção dos ativos existentes.

“Hoje é um dia muito importante para a TrustEnergy, pois assinala a concretização da nossa aposta na produção de energia a partir de fontes renováveis em Portugal. Mas representa também o nosso compromisso com o futuro energético do país, com as economias locais e nacionais e com o ambiente”, afirma José Grácio, CEO da TrustEnergy, a propósito da inauguração do sobreequipamento do Parque Eólico de Terras Altas de Fafe.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES