Segunda-feira, Maio 17, 2021
10.6 C
Braga
InícioRegião“Transição verde” discutida no Fórum Ambiental da Eurocities

“Transição verde” discutida no Fórum Ambiental da Eurocities

CM Guimarães

Ao longo de três dias, realizou-se o Fórum Ambiental da Rede Eurocities, numa organização entre as cidades de Guimarães e do Porto. Mais de duas centenas de técnicos e investigadores assistiram à partilha de diversos projetos que estão a ser implementados no âmbito da transição verde nas diferentes cidades europeias, e que demonstram a importância da sua atuação na resposta aos principais desafios globais e na transformação do planeta.

No âmbito deste Fórum, Guimarães apresentou quatro dos seus principais projetos na área do desenvolvimento sustentável e transição verde, nomeadamente o Parque Linear de Guimarães como agente transformador do território, e que surgirá como resultado das novas Ecovias do Ave e do Selho; o estudo de perceção ambiental que está a ser realizado aos vimaranenses; o trabalho da Pegada Ecológica Municipal e também a forma como a cultura poderá ser utilizada para a promoção da sustentabilidade, como se atesta pelo Bairro C.

Todos estes projetos têm por base o modelo de governança que Guimarães instituiu desde 2015, e que procura integrar a cooperação entre várias instituições, do setor público ao setor privado e academia.

No encerramento da sessão, a Vereadora do Ambiente Sofia Ferreira enalteceu “o importante papel das cidades na transformação dos hábitos e comportamentos dos cidadãos”, reconhecendo que “Guimarães tem realizado um percurso assente no envolvimento dos cidadãos, universidades, escolas, suportado pela inovação e conhecimento científico”.

Apesar de realizado de forma virtual, por via do contexto pandémico, este fórum representou um excelente momento de partilha entre as cidades que integram a Rede Eurocities, procurando contribuir para o desígnio da sustentabilidade.

Guimarães é membro do Fórum Ambiental da Rede Eurocities que inclui cerca de duas centenas de cidades, assumindo ainda a liderança do grupo de trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade”.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS