Trabalho voluntário do CLIB para ajudar os mais carenciados é exemplo de solidariedade em Braga
Sexta-feira , Agosto 14 2020 Periodicidade Diária nº 2543
Principal / Notícias / Trabalho voluntário do CLIB para ajudar os mais carenciados é exemplo de solidariedade em Braga

Trabalho voluntário do CLIB para ajudar os mais carenciados é exemplo de solidariedade em Braga

Desde o início da pandemia, o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) tem assegurado refeições aos mais vulneráveis. Diariamente, os voluntários unem-se para confecionar e distribuir as refeições aos mais desprotegidos da cidade de Braga. A operar na cantina do colégio há dois meses, com o regresso dos alunos às aulas, a confeção das refeições foi mudada para o Centro Paroquial de Gualtar.

Helena Pina-Vaz, diretora do (CLIB), iniciou este projeto no início da pandemia, altura que confecionava 68 refeições. Hoje contabiliza mais de 400 refeições diárias. “Faz amanhã dois meses que este projeto começou no CLIB onde tínhamos a cantina do colégio livre. Contactámos as organizações que nos encaminharam os casos de pessoas necessitadas, que tivessem surgido ou que tivessem perdido os apoios. Começou com 68 refeições e hoje são mais de 300 diárias durante a semana e mais de 400 aos fins de semana. Esta semana pediram para juntar mais 150 refeições e estamos a preparar-nos para ver se temos capacidade para isso. Estamos habituados a crescer cada dia, mas não assim com mais 150” disse a diretora.

Coma retoma das aulas na próxima segunda-feira, 18 de maio, esta cozinha solidária teve de mudar de instalações para devolver a cantina ao colégio. “Surgiu agora a necessidade de mudar de espaço, onde nestas duas últimas semanas tivemos a procurar um espaço alternativo para a cantina ser devolvida ao colégio. Depois de alguns contactos, encontrámos esta cozinha no Centro Paroquial. Fizemos um protocolo com a Paróquia de Gualtar e mudámo-nos para aqui. Todos os contactos e todas as entregas de donativos podem continuar a ser feitos através do telefone fixo do colégio ou às organizações onde os casos devem vir sinalizados. O projeto nasceu no CLIB, mas agora é uma iniciativa de mais de 200 pessoas que estão ligadas a ele, e queremos que seja de Braga e não estar locado a um grupo”, concluiu Helena Pina-Vaz.

Atualmente, o CLIB contabiliza 400 refeições diárias para quem não tem apoios. Quem quiser juntar-se a esta missão de ajuda ao próximo, pode fazê-lo através dos contactos do colégio ou deslocar-se ao Centro Paroquial de Gualtar.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.

Trabalho voluntário do CLIB para ajudar os mais carenciados é exemplo de solidariedade em Braga

Movimento solidário do Colégio Luso-Internacional de Braga assegura diariamente mais de 400 refeições a quem mais precisa.

Posted by Braga TV on Saturday, May 16, 2020